Crise hídrica
Reservatórios estão em 50% da capacidade; baixa é reflexo da falta de chuvas, que vieram bem abaixo do normal para o período.| Foto: Henry Milléo/Arquivo/Gazeta do Povo

Os quatro principais reservatórios do Paraná encerraram o mês de julho com nível médio de 50,48% da capacidade total, o menor desde fevereiro, quando ficou em 46,74%. Os níveis de reservação alcançaram o máximo visto este ano ao final de março, com 60,79%. A partir de então o volume de água vem caindo mês a mês, com redução de 4% só em julho.

Essa baixa é reflexo da falta de chuvas, que vieram bem abaixo do normal para o período. O acumulado de precipitação foi de apenas 20 mm, contra os 108 mm esperados para o mês - uma queda de 83%.

Apesar da perda de água nas barragens, ainda não há mudanças previstas no rodízio definido pela Sanepar na região de Curitiba. Segundo a companhia de saneamento, as necessidades de tornar a medida mais rígida ainda serão avaliadas, com base em análises da quantidade de chuvas na primeira quinzena de agosto e das tendências para setembro. A possibilidade de revisão no rodízio já havia sido anunciada pela empresa caso os reservatórios baixassem para 50%.