Represa Passaúna
Represa Passaúna| Foto: Gilson Abreu / AEN

A Sanepar divulgou nesta sexta-feira (6) a nova programação do rodízio no fornecimento de água para Curitiba e Região Metropolitana (RMC), no formato de 36 horas de abastecimento e 36 horas de torneiras secas. A medida passa a valer na quarta-feira da semana que vem (dia 11) e segue em vigor até o dia 22 de agosto.

O rodízio mais rígido foi anunciado na última quinta-feira (5) após a companhia ter levado em consideração vários fatores, como a evolução do consumo, o nível de reservação e o histórico e projeção das chuvas. Em julho, por exemplo, choveu apenas 14,6 milímetros, quando a média histórica é de 92,4 milímetros. Essa seca levou as barragens a 48% da capacidade.

No site da Sanepar é possível consultar o status atual de abastecimento de água de maneiras diferentes. O consumidor pode fazer a busca em uma tabela completa com dados de toda a RMC ou localizar o endereço em um mapa interativo. Também é possível visualizar a RMC separada por regiões de acordo com cada faixa do rodízio. Os dados serão atualizados diariamente, sempre às 16h.