Sanepar melhora classificação em agências internacionais de risco
| Foto: José Fernando Ogura/AEN

A agência internacional de classificação de risco Fitch Ratings elevou na quarta-feira (7) o Rating Nacional de Longo Prazo da Sanepar e de suas emissões de debêntures quirografárias de AA(bra) para AAA(bra). Na semana passada, outra agência, a Moodys, havia elevado o rating corporativo da companhia para o mesmo nível.

“A elevação dos ratings reflete a força e a previsibilidade da geração de caixa da Sanepar, testada ao longo de 2020, diante de um cenário operacional desafiador, combinadas à expectativa de manutenção de reduzida alavancagem financeira e robusta liquidez, apesar dos maiores investimentos previstos nos próximos anos”, apontou a Fitch Ratings, em nota.

“A empresa deverá manter margem de EBITDA (sigla em inglês para earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, ou seja, lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) superior à média de seus pares do setor com controle público, assumindo uma menor pressão da crise hídrica a partir do final de 2021”, acrescentou a agência, que analisou ainda que “a empresa está preparada para enfrentar o novo ambiente regulatório” do setor no país.

“Há quase duas décadas a Sanepar trabalha para obter esse upgrade, que vai facilitar o acesso da companhia a operações de crédito e emissão de debêntures, melhorando a capacidade de investimentos e avanços em seus indicadores”, comentou a Sanepar, em nota na Agência Estadual de Notícias.