Vendas do comércio crescem no Paraná, mas abaixo do índice nacional
| Foto: Ari Dias/AEN

O varejo do Paraná vendeu mais no mês retrasado, mas apresentou números inferiores ao desempenho nacional na Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, o volume de vendas do comércio varejista ampliado no estado em maio cresceu 3,6% em relação a abril, enquanto no país o incremento foi de 3,8%.

O resultado paranaense foi ainda pior nas comparações considerando outros períodos: em relação a maio de 2020, o crescimento das vendas do varejo no Paraná foi de 8,8%, enquanto o índice nacional apresentou alta de 26,2%; já no acumulado do ano, o volume de vendas do comércio varejista ampliado paranaense aumentou 8,9%, enquanto no país a evolução foi de 12,4%.

Em maio, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, os setores do comércio que tiveram maiores aumentos nas vendas no Paraná foram tecidos, vestuário e calçados (alta de 40,4%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (28,8%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (30%); veículos, motocicletas, partes e peças (20,6%); e material de construção (23,1%).