Curitiba utiliza o modelo de radar estático, instalado em um tripé.
Curitiba utiliza o modelo de radar estático, instalado em um tripé.| Foto: Pedro Ribas/ SMCS

O vereador Tico Kuzma (Pros) apresentou um projeto de lei que proíbe radares móveis de trânsito em Curitiba. A proposta “veda o uso de equipamentos medidores de velocidade do tipo móvel [interno às viaturas], estático [montado em tripé] e portátil [de mão], para a fiscalização de velocidade dos veículos que trafeguem nas vias públicas municipais, para fins de aplicação de multas”. O projeto, apresentado em 20 de agosto, tramita nas comissões da Câmara de Curitiba.

A proposta não afeta os radares fixos. Segundo o vereador, o objetivo é alinhar Curitiba a um despacho do presidente Jair Bolsonaro, que suspendeu os medidores móveis em rodovias federais. “Ambas propostas visam evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória dos instrumentos e equipamentos medidores de velocidade”, escreve o vereador.

Conforme a Gazeta do Povo noticiou em agosto, a prefeitura de Curitiba segue multando com radares móveis e quer ampliar número de equipamentos. Veja aqui todos os detalhes.