Linha de montagem da Volkswagen em São José dos Pinhais produz o T-Cross, SUV mais emplacada do país
Linha de montagem da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR).| Foto: Fernando Ogura/ANPr.

A Volkswagen decidiu suspender as atividades na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, por "falta de componentes". Com a paralisação, os funcionários entrarão em férias coletivas depois do Carnaval, entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março.

No mesmo período, a unidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, também vai interromper a produção, informou a Agência Brasil. Segundo a empresa, a paralisação já estava planejada desde o ano passado e faz parte da "estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido ao fornecimento de componentes".

Já os trabalhadores da fábrica de motores em São Carlos, no interior paulista, estarão em férias coletivas dos dias 20 de fevereiro a 1º de março. As atividades da fábrica de automóveis em Taubaté seguem normalmente em fevereiro, com dois turnos de produção, segundo informou a montadora. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, esta unidade produz o Polo Track, substituto do modelo Gol.

A indústria automotiva mundial enfrenta a falta de semicondutores desde 2021. Não é a primeira vez que a montadora paralisa a produção por falta de componentes. Em 2022, a interrupção ocorreu em pelo menos duas ocasiões nos meses de maio e junho.