• Carregando...
Vacinação da gripe começa dia 12 e, pela 1ª vez, idosos não estão na primeira fase
| Foto: Gilson Abreu/Arquivo ANPr

O Ministério da Saúde vai iniciar a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no próximo dia 12 de abril. Ela segue até 19 de julho. A meta para todos os estados é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários. O Paraná deverá vacinar 4,4 milhões de pessoas e, para iniciar a primeira fase, recebeu 372 mil doses do Ministério da Saúde. “Vamos trabalhar com duas campanhas, contra a Covid-19, já em andamento, e a partir do dia 12 contra a Influenza”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Receba no seu WhatsApp notícias de Curitiba e do Paraná

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe simultaneamente. É preciso que haja uma distância de no mínimo 14 dias entre uma vacina e outra. Além disso, a orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19. Ou seja, quem estiver perto de receber a vacina da Covid-19, deve deixar a imunização contra a gripe para outro momento.

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999. “Destacamos a importância da vacina da gripe. Além de prevenir o surgimento de complicações, internações e óbitos decorrentes da própria infecção, reduzirá os sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19. Com mais pessoas vacinadas contra a gripe, o diagnóstico médico para outras doenças respiratórias será facilitado”, explicou o secretário.

A vacinação da gripe será feita de forma escalonada. Os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas. Na primeira, de 12 de abril a 10 de maio, serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Na segunda fase, de 11 de maio a 8 de junho, a vacinação abrangerá idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas.

Na terceira etapa, de 9 de julho e 19 de julho, estão pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

“Salientamos que pela primeira vez os idosos não estão na primeira etapa da vacinação da Influenza porque neste momento o grupo ainda está sendo atendido com a dose contra a Covid-19. Os idosos estão com suas doses garantidas na segunda etapa da campanha”, informou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes. A expectativa do governo do Paraná é que, até o final de abril, todas as pessoas com mais de 60 anos de idade estejam vacinadas contra a Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]