Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Debate público

Cármen Lúcia vai a Curitiba abrir congresso sobre inteligência artificial nas eleições 2024

Imagem ilustrativa. (Foto: Gerd Altmann/Pixabay)

Ouça este conteúdo

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia vai ser a oradora inicial do Congresso Brasileiro de Comunicação Política e Institucional (Compol) Curitiba, marcado para os dias 15 e 16 de abril no Canal da Música. A ministra vai abordar aspectos relacionados à transparência e à equidade nas eleições 2024 em um cenário de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA).

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

De acordo com Marcelo Senise, especialista em marketing político e inteligência artificial e um dos organizadores do Compol Curitiba, o uso da inteligência artificial nas campanhas, tema abordado pela ministra do STF na palestra de abertura, deve ser a tônica do encontro. Por ser uma área em constante evolução, avaliou o especialista, são necessários mecanismos de regulamentação para o uso da IA no meio político.

Ele citou o caso da Cambridge Analytica, uma consultoria em análise de dados que se envolveu em um escândalo de vazamento de dados de milhões de usuários do Facebook. A empresa enviou 10 mil anúncios diferentes da campanha do republicano Donald Trump durante os meses que precederam as eleições americanas de 2016.

VEJA TAMBÉM:

Uso malicioso da IA preocupa especialistas do setor

Segundo reportagem do jornal The Guardian, as propagandas foram distribuídas a partir de algoritmos que direcionavam mensagens diferentes para cada usuário, dependendo do perfil, local de residência e preferências. Além de usar segmentos demográficos para identificar grupos de eleitores, a Cambridge Analytica fez segmentações usando psicográficos – uma maneira de criar uma segmentação por personalidade do usuário.

Os anúncios extremamente segmentados, criados com a ajuda da inteligência artificial, foram vistos bilhões de vezes a partir de plataformas como Google, Snapchat, Twitter, Facebook e YouTube. O uso de informações pessoais para influenciar as eleições que levaram Trump à Casa Branca colocaram a rede social e a Cambridge Analytica no centro de uma crise que levou Marc Zuckerberg, presidente do Facebook, a pedir desculpas publicamente.

“As pessoas estão preocupadas com o deep fake, que é aquela adulteração de conteúdo por meio da IA. Só que isso é só a ponta do iceberg. A Cambridge Analytica não usou deep fake, eles usaram um sistema que fez uma segmentação extraordinária, direcionando anúncios específicos para pessoas específicas. Cada mensagem diferente ‘falava’ exatamente para o tipo de pessoa para o qual ela foi direcionada. Essa manipulação é que é perigosa”, avaliou Senise, em entrevista à Gazeta do Povo.

VEJA TAMBÉM:

Congresso será voltado para capacitação de gestores públicos e pré-candidatos

O evento é aberto ao público em geral e as inscrições podem ser feitas pela internet. O objetivo dos organizadores é fornecer capacitação para consultores de comunicação política, profissionais de comunicação, pré-candidatos e gestores públicos. Além do congresso, será realizado um fórum exclusivo para futuros candidatos a prefeito e vereador, com treinamentos e conteúdos ministrados por especialistas da área.

Outros eventos regionais do Compol estão programados para as cidades de Porto Alegre (12 e 13 de março), Salvador (22 de março), Manaus (27 de março), Goiânia (5 de abril), Rio de Janeiro (6 e 7 de abril) e Palmas (19 de abril). Segundo Senise, a expectativa é que a etapa paranaense seja a maior entre os congressos locais.

“Estamos esperando cerca de 1,2 mil participantes e mais de 40 palestrantes. São os melhores do país, especialistas na área de comunicação, treinamento e formação de candidatos, autoridades em marketing digital, representantes da Justiça Eleitoral, além da ministra Cármen Lúcia. O encontro é uma oportunidade única de aprimoramento de estratégias e técnicas de comunicação no cenário político brasileiro”, disse Senise.

VEJA TAMBÉM:

Compol Curitiba será palco de lançamento do Instituto Brasileiro para a Regulamentação da Inteligência Artificial

Durante o evento em Curitiba será oficialmente lançado o Instituto Brasileiro para a Regulamentação da Inteligência Artificial (Iria). De acordo com Senise, a iniciativa de criação do instituto surgiu após a realização do Compol em Belo Horizonte, em 2023.

Para o organizador do evento em Curitiba, o instituto será mais uma ferramenta para fortalecer o debate aberto e ético sobre o uso da inteligência artificial nas campanhas eleitorais, "uma iniciativa crucial para o cenário político brasileiro".

“Nós percebemos que havia esse desassossego no mercado em relação à regulamentação da IA. A inteligência artificial vem sendo usada na medicina há anos, e ajudou na decodificação do genoma humano, por exemplo. Só que o uso malicioso dela é realmente preocupante. Do mesmo jeito que o genoma foi mapeado, a IA ajudou no mapeamento das emoções humanas. E hoje é possível que um sistema de inteligência artificial saiba o que você vai escolher antes mesmo de você tomar a decisão”, complementou.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.