• Carregando...
O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet
O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet| Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN

O governo do Paraná fechou, na tarde desta quarta-feira (12), acordo de cooperação com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para implantar sistema de compartilhamento de veículos elétricos. Os carros serão usados pelos servidores e o objetivo é reduzir custos e tornar mais eficiente a gestão da frota estadual.

O acordo com a agência federal de inovação prevê a cessão por comodato (empréstimo com garantia de devolução) de um número ainda a ser definido de carros elétricos. Eles serão compartilhados via aplicativo - o servidor agenda, localiza e vê a carga de bateria dos veículos e, dessa forma, consegue utilizá-lo. Os carros são desbloqueados com cartões dos servidores cadastrados no sistema e as informações - como rotas, velocidade, etc - podem ser armazenadas.

Se bem sucedido, o projeto-piloto pode ganhar escala e reduzir a frota estadual de veículos convencionais - atualmente são 22 mil deles.

É a segunda iniciativa entre unidades da federação deste tipo. No ano passado, o Distrito Federal também implantou o compartilhamento de veículos. Por lá, o projeto tem 16 veículos e 35 eletropostos (pontos de recarga da bateria do carro).

"O estado quer se tornar uma referência em eletromobilidade. Ações neste sentido vêm sendo feitas ao longo do governo. Essa ideia, do compartilhamento de frota, utiliza mais o ativo, diminui o custo por quilômetro e torna [o sistema] mais eficiente. Sem falar na questão do meio ambiente", aponta Henrique Domakoski, superintendente de Inovação do governo do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]