• Carregando...
Cartão Comida Boa, oferecido pelo governo do Paraná.
Cartão Comida Boa, oferecido pelo governo do Paraná.| Foto: Gilson Abreu/AEN

Em algumas cidades já acabou e em outras a distribuição do cartão Comida Boa ainda nem começou. As prefeituras de 398 municípios do Paraná – a exceção é Curitiba – ficaram encarregadas de entregar o voucher de R$ 50 para comprar alimentos, oferecido pelo governo estadual. E cada localidade decidiu, de acordo com sua estrutura, como seria a distribuição, considerando limitações técnicas e de forma a evitar aglomerações.

RECEBA notícias sobre o Paraná pelo WhatsApp

A iniciativa foi anunciada em meados de março, levou mais de um mês para ser operacionalizada e, no início de maio, os cartões começaram a chegar para as prefeituras, que passaram a organizar a distribuição, muitas vezes em parceria com instituições religiosas e clubes de serviço. Segundo levantamento publicado pelo governo estadual no dia 11, 305 cidades do Paraná já tinham iniciado a entrega para a população. Mas em algumas ainda vai demorar. É o caso, por exemplo, de Cascavel, que vai fazer a distribuição de 19 a 29 de maio. Outras cidades têm cronograma que se estende até o final do mês.

O governo prevê a entrega de 1 milhão e 8 mil cartões: sendo 840 mil para famílias inscritas no Cadastro Único do sistema de assistência social e 168 mil para autônomos, microempresários e trabalhadores informais que tiveram a renda afetada pela pandemia. Para conseguir o benefício basta preencher uma autodeclaração afirmando que se enquadra nas condições previstas em lei. Em cada cidade, foi reservado um adicional equivalente a 20% dos inscritos no cadastro único.

Entre os autônomos, não há nenhum critério para estabelecer quem vai receber e quem vai ficar sem. Na prática, quem chega primeiro leva. Foi assim em Curitiba, onde os cartões para autônomos e informais acabaram antes mesmo de começar o terceiro e último dia de entrega dos vouchers. Foram registrados alguns princípios de confusões em filas e muitas reclamações de quem ficou sem o benefício. O sistema operacional, desenvolvido pela Celepar, tem ficado fora do ar em alguns momentos, afetando a atendimento.

Quem tem dúvidas sobre o funcionamento pode receber informações pelo telefone 0800 200 4150 ou acessar o site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br. A Gazeta do Povo vai esclarecer algumas das principais questões que sido procuradas no Google, segundo um levantamento feito pelo buscador.

Cartão Comida Boa, quem tem direito? Como se cadastrar?

Pessoas em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar per capita de até meio salário por pessoa. A renda total da família moradora na mesma casa não pode passar de três salários mínimos. O beneficiário deverá ser uma pessoa com mais de 18 anos (com exceção para mães adolescentes). Em teses, todas essas pessoas já estão incluídas no cadastro único da Assistência Social. É possível consultar se está na lista acessando o site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br

Autônomos, trabalhadores informais e microempresários que tiveram a renda afetada pela crise econômica decorrente do novo coronavírus podem preencher um documento (uma autodeclaração de que se enquadram na situação) e ter acesso ao benefício. Mas, nesse caso, a quantidade de cartões ficou limitada ao equivalente a 20% do total de inscritos no cadastro único da assistência social. O governo estadual informou que, quando a quantidade reservada acabar, não haverá reposição e quem estava pleiteando o benefício ficará sem o cartão.

Como receber o Cartão Comida Boa?

O benefício será entregue por prefeituras e por entidades parceiras. Consulte no site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br quais são os locais de entrega na sua cidade. As datas de entrega também variam em cada município. Procure informações no site da prefeitura da sua cidade para saber sobre a data de entrega dos cartões.

Como fazer o Cartão Comida Boa? Como funciona?

Os cartões foram desenvolvidos pela Celepar e são individuais e únicos (há um código QRcode que é vinculado a um número de CPF). O mesmo cartão será recarregado automaticamente e usado nos meses seguintes para fazer compras nos mercados que se cadastraram para participar do programa. A lista de estabelecimentos participantes em cada cidade pode ser consultada no site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]