• Carregando...
Segmento têxtil de Cascavel (PR) quer consolidação e reconhecimento nacional.
Segmento têxtil de Cascavel (PR) quer consolidação e reconhecimento nacional.| Foto: Jonathan Campos/AEN

A cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, é reconhecida nacionalmente como uma referência no agronegócio, na produção de grãos e, principalmente, na avicultura. A terra do gigante evento Show Rural agora também quer ser gigante, no reconhecimento, pela produção no segmento têxtil. Na prática, no dia a dia das fábricas, a cidade já é destaque nas confecções. Falta ser reconhecida como tal, avaliam empresários do setor.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Com um polo bem consolidado, são mais de 160 indústrias no segmento têxtil em Cascavel, algumas delas com mais de 50 anos de história e de tradição. É muito para uma cidade que, em novembro, vai completar 72 anos, lembrou a coordenadora do Núcleo de Confecção Têxtil, Maria Elena Covezzi.

Boa parte da moda fitness que veste os brasileiros em caminhadas, na academia ou no conforto do passeio com a família é produzida na cidade paranaense. “Marcas reconhecidas internacionalmente são produzidas em Cascavel, deixam a cidade para serem etiquetadas em outros locais e são vendidas às pessoas sem que elas saibam onde foram produzidas. Este tem sido nosso objetivo: que as pessoas saibam que foi feito em Cascavel”, reforçou.

Para os amantes do futebol e, principalmente, aos palmeirenses, Cascavel tem história com o time. Maria Elena Covezzi lembra que há tempos é na cidade que se produz o uniforme oficial do time. “Sai de Cascavel para ter o reconhecimento nacional e internacional sem que as pessoas saibam, mais uma vez, que é feito em Cascavel”, completou.

Produções locais como essas incentivaram o Núcleo, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), a realizar, de 19 a 21 de outubro um evento que promete colocar a cidade na rota nacional das grandes feiras do setor, a Polo Têxtil Show.

Destinado a profissionais e a empresas do segmento, o evento quer atrair visitantes ligados às indústrias de confecção, lojistas, importadores, distribuidores, designers de moda, estudantes de costura e moda e, claro, o consumidor final. “Queremos projetar Cascavel. O segmento de confecções têxtil é uma vocação que temos aprimorado ao longo dos anos e que representa uma consolidação. Com a feira entraremos no circuito nacional dos grandes e importantes eventos do setor têxtil”, destacou a representante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]