• Carregando...
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, diz que país investiga 7 casos suspeitos do novo coronavírus
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, diz que país investiga 7 casos suspeitos do novo coronavírus| Foto: Gustavo Frasão/ASCOM MS

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde confirmaram nesta terça-feira (10) um caso suspeito do novo coronavírus, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O paciente é um menino de sete anos que esteve em Taishan, na província de Guangdong (sul da China), em janeiro. A província em que o garoto esteve registra 1159 casos confirmados da doença e uma morte. Contudo, na cidade em que ele esteve não há registros confirmados do novo coronavírus.

Em nota oficial, a Sesa informa que o menino retornou ao país no último dia 30 e passou por atendimento hospitalar na quinta-feira passada (6), quando foi diagnosticado com sintomas leves de problemas respiratórios. "As medidas preventivas e de bloqueio foram adotadas pelo município. Enquanto se aguarda análise das amostras, o paciente passa por acompanhamento em domicílio", diz um trecho da nota.

Ao todo no país são sete casos suspeitos para o novo coronavírus em investigação no momento. Desde o começo do avanço do vírus pelo mundo, 32 casos foram descartados pelo Ministério da Saúde. O Paraná chegou a ter dois casos suspeitos, em janeiro, mas não foram confirmados.

Em alerta

Desde a segunda-feira passada (3), a Sesa acompanha possíveis casos da doença pelo Centro de Operações em Emergências, com estratégias e procedimentos para enfrentamento diante da possibilidade de circulação do vírus. “Estamos em alerta para esta situação de emergência de saúde pública e adotando todas as medidas preventivas seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde”, afirmou o secretário Beto Preto.

A Sesa informa que são considerados suspeitos, e devem procurar as unidades de saúde, pessoas com sintomas de problemas respiratórios, incluindo tosse, dificuldade para respirar e febre, e que tenham histórico de viagens para áreas de transmissão da doença (China) nos últimos 14 dias ou ter tido contato próximo com pessoas e casos suspeitos ou confirmados da doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]