• Carregando...
Censo agropecuário indica os setores em que o Paraná se destaca nacionalmente
| Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo

O setor agropecuário paranaense segue forte e disputando a liderança entre os estados brasileiros em diversos segmentos. É o que aponta o Censo Agropecuário 2017, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no fim do mês passado. Os números mostram um estado extremamente competitivo na produção de soja, milho e na criação de aves, por exemplo.

RECEBA a notícias de Paraná pelo whatsapp

O censo se refere ao ano de 2017 por ter sido o período final de captação das informações. O censo anterior havia sido feito em 2006.

Segundo o IBGE, o Paraná chegou a uma capacidade de produção de 15,3 milhões de toneladas de soja e 14 milhões de toneladas de milho, duas das principais culturas no estado. Na primeira delas, o estado tem a terceira melhor performance no Brasil, atrás de Mato Grosso (29,7 milhões de toneladas) e Rio Grande do Sul (17,3 milhões de toneladas); em relação ao milho, está na segunda colocação, atrás do Mato Grosso (28,5 milhões de toneladas).

O grande destaque paranaense é sua avicultura. São 333 milhões de cabeças de aves (galinhas e frangos, por exemplo). O estado é o líder disparado no segmento – São Paulo, segundo lugar, tem 177 milhões de cabeças. Também vai bem o rebanho de suínos do Paraná. São 6,2 milhões de cabeças, perdendo apenas para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Agricultura familiar reduzida

Por outro lado, o Paraná perdeu em números de agricultura familiar. Cerca de 60 mil famílias deixaram o campo entre 2006 e 2017. Esse tipo de produtor não tem peso tão considerável nos números macro da economia estadual, que é muito mais movida pelos grandes exportadores de commodities (soja, milho e trigo, por exemplo). Mas é fundamental no dia a dia, com o fornecimento do alimento que vai à mesa do brasileiro -- as chamadas culturas permanentes (como frutas e verduras). A agricultura familiar responde, por exemplo, por 80% do valor de produção da mandioca e 42% da produção do feijão.

O movimento de redução da agricultura familiar é nacional. Por aqui, a preocupação com esse êxodo tem sido um dos pontos do discurso do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que afirmou reiteradas vezes o interesse em políticas para esse público. “Nós ainda concentramos 85% da produção em pequenas propriedades, onde a agricultura familiar é muito forte”, afirmou na cerimônia de divulgação do censo. “O desafio é manter a atratividade dos negócios para as novas gerações”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]