• Carregando...
Na porta da Junta Militar em Curitiba há avisos sobre a suspensão do atendimento e um número de telefone apenas para tirar dúvidas.
Na porta da Junta Militar em Curitiba há avisos sobre a suspensão do atendimento e um número de telefone apenas para tirar dúvidas.| Foto: Henrique Rieger

O contexto de isolamento social, com a suspensão de alguns serviços públicos presenciais, acabou prejudicando rapazes de 18 e 19 anos que precisam do certificado de reservista para conseguirem tirar o título eleitoral. O prazo para quem quer pedir o documento a tempo de votar nas próximas eleições acaba nesta quarta-feira (6), mas a Junta Militar não oferece atendimento online.

RECEBA notícias sobre o Paraná pelo WhatsAPP

Desde meados de março, quando a prefeitura de Curitiba determinou a suspensão de atividades consideradas não essenciais, a Junta Militar está fechada. Os equipamentos, o local e os servidores são cedidos pela prefeitura. Quem tenta contato com a Junta Militar pelo telefone fixo fica sem atendimento. Quem vai até o lugar encontra papéis na porta, informando sobre o fechamento, e um número de telefone celular apenas para esclarecer dúvidas.

Ao contrário de outros órgãos públicos, o Exército não tem um sistema capaz de receber requisições online ou mesmo encaminhar documentos. Apenas o pedido de alistamento pode ser feito pela internet, mas as apresentações estão momentaneamente suspensas. Mas quem já se apresentou e precisa do certificado terá de esperar até a volta do atendimento presencial.

Para fazer o título de eleitor

A Justiça Eleitoral está em sistema de home office, sem atendimento presencial ao público, desde março. Os interessados podem fazer o alistamento online. Mas a procura está bem abaixo da média registrada em anos anteriores. Os interessados ainda podem se cadastrar até 23h59 desta quarta-feira (6).

A multa é baixa para quem não faz o título de eleitor no prazo determinado (acima de 18 anos passa a ser obrigatório). Menos de R$ 10. Mas sem o documento há várias restrições, como proibição de participar de concursos públicos e de fazer passaporte. Caso o calendário eleitoral seja alterado – com o adiamento da data da votação, atualmente prevista para outubro –, o prazo para alistamento pode ser reaberto, mas é pouco provável que isso aconteça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]