• Carregando...
Governador Ratinho Junior e empresários chineses
Governador Ratinho Junior (PSD) em reunião com empresários chineses| Foto: Ari Dias/AEN

Com aportes nos setores de obras de infraestrutura, agricultura e fabricação de automotores, o Paraná figura como o terceiro estado a receber o maior volume de investimentos chineses no país durante 2022, conforme os dados do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC).

Receba as principais notícias do Paraná pelo Whatsapp

Além disso, o país asiático é o principal comprador dos produtos do estado paranaense, com US$ 3,7 bilhões movimentados de janeiro a julho deste ano, o que representa 25% de todo volume de exportação do Paraná no período.

O gerente de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Higor de Menezes, ressalta que a China é um parceiro estratégico e a expectativa é que as relações com o estado sejam intensificadas.

"Além de comprador as nossas commodities, o país pode ser, ainda, um parceiro como mediador diplomático na abertura de novos mercados na Ásia pela força geopolítica e influência na região", analisa.

O gerente da Fiep também avalia que existe potencial de investimentos financeiros dos chineses em projetos de infraestrutura, logística e de transferência de tecnologia.

Segundo Menezes, a China já investiu mais de US$ 1 trilhão de dólares, nos últimos anos, em países em desenvolvimento. Por isso, o Brasil precisa resolver os gargalos para aproveitar oportunidades que surgem na relação comercial com a China.

"Buscamos no mundo por soluções para nossos gargalos e o aprimoramento de nossos processos, sobretudo por meio da valorização das cadeias de produção. A Fiep, da mesma forma, busca fomentar cooperação internacional entre o Senai e instituições de ensino superior e profissional chinesas, principalmente com objetivo de incentivar a pesquisa, desenvolvimento regional e a troca de boas práticas com a nossa indústria", explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]