• Carregando...
Rua alagada em Matinhos
Rua alagada em Matinhos| Foto: Reprodução / TVCI

A chuva intensa da noite desta quarta-feira (05) deixou casas e carros embaixo de água na região do Litoral e provocou desabamentos em Curitiba. De acordo com informações do Instituto Tecnológico Simepar, Matinhos e Guaratuba acumularam mais de 100 mm de chuva no dia, enquanto Paranaguá registrou 54 mm. Em Curitiba, segundo o Simepar, o acumulado de 24h alcançou precipitação de 80,2 mm, metade do previsto para todo o mês de janeiro.

Receba as principais notícias do PR em seu celular

Vídeos de moradores do Litoral mostram grandes alagamentos na região central de Guaratuba, Matinhos e Caiobá. A água atingiu casas, prédios e chegou a cobrir parte dos carros que estavam estacionados nas ruas. A chuva mais intensa ocorreu em Guaraqueçaba, com 150 mm acumulados em 24h. Em Guaratuba o volume foi de 113,6 mm; Paranaguá registrou 75,2 mm; Matinhos, mais de 100mm, e Antonina 22 mm.

Em Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá houve 127 atendimentos do Corpo de Bombeiros por causa de alagamentos. A maior parte, 117 ocorrências, ocorreu em Matinhos, onde 11 pessoas tiveram que deixar suas casas por causa do nível das águas.

Em Curitiba, além de diversos pontos de alagamento, houve três situações de desabamento, conforme boletim da Defesa Civil de Curitiba enviado às 23 horas desta quarta-feira (05).

Equipes da Defesa Civil, da Arborização (Meio Ambiente), da Guarda Municipal, da Superintendência de Trânsito (Setran) e da Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) foram mobilizadas para atendimento às ocorrências.

Entre os locais com alagamentos, os registros aconteceram na região da Praça Osório (Rua Visconde de Nacar e Avenida Vicente Machado), da Rodoferroviária (ala estadual) e nas proximidades da trincheira da Rua General Mário Tourinho. Também houve alagamentos nas ruas Adinar dos Santos Ribeiro (Fazendinha), José João Ferreira de Lima e Fausto Scorsim (CIC), Dionísio Ribeiro Baptista (Novo Mundo) e Guilherme Ihlenfeldt (Bacacheri).

No Bigorrilho, a parede do subsolo de um prédio residencial desabou. No Santa Cândida, houve desabamento do muro de um condomínio. Equipe da Cosedi foi deslocada para avaliação emergencial da estrutura nos dois casos. Ainda, no bairro Batel, foi registrada a queda de parte do telhado de um restaurante.

Quedas de árvore e fornecimento de lona

Pela Central 156 de Atendimento ao Cidadão houve registro de 10 solicitações por causa de quedas de árvore e galhos grandes em via pública. Em Santa Felicidade, a Guarda Municipal forneceu lona emergencial para uma residência. Não houve registro de pessoas que precisaram deixar suas casas (desabrigadas ou desalojadas).

Curitiba teve rajadas de vento de 29,9 km/h registradas pelo Simepar e precipitação acumulada de 74,4 mm registrados na estação pluviométrica do Cemadem (Vista Alegre).

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba continua monitorando as situações para eventual intervenção e acionamento dos órgãos competentes.

Como acionar a prefeitura de Curitiba

O cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelo vendaval deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo site (www.central156.org.br) ou pelo aplicativo do serviço. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos) e, também, pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvore) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal – fornecimento de lona).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 – resgate) e pela Copel (falta de luz).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]