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Liberação da cobrança depende da conclusão das obras de revitalização das praças de pedágio, que não são utilizadas desde 2021.
Liberação da cobrança depende da conclusão das obras de revitalização das praças de pedágio, que não são utilizadas desde 2021.| Foto: Arquivo / Gazeta do Povo / Aniele Nascimento

A cobrança de pedágio nas praças de São Luiz do Purunã, na BR-277; Lapa, na BR-476; Porto Amazonas, na BR-277; Imbituva, na BR-373; e Irati, na BR-277, pode ser retomada já em fevereiro de 2024. Isto porque a Via Araucária, concessionária responsável pelo lote 1 do novo pedágio no Paraná, deve assinar o contrato de concessão no próximo dia 26 de janeiro – de acordo com o edital de concessão, a cobrança pode ser iniciada 30 dias após a assinatura.

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A data da assinatura do contrato do lote 1 foi divulgada no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Mas para poder iniciar a cobrança de pedágio, a concessionária precisa concluir as obras pré-operacionais para revitalização das praças desativadas após o fim das antigas concessões.

Já para as praças de pedágio em São José dos Pinhais, na BR-277; Carambeí, na PR-151; Jaguariaíva, na PR-151; e Jacarezinho, na BR-369, a cobrança de pedágio pode começar em março. Isto porque a data prevista pela ANTT para a assinatura dos novos contratos do lote 2 com a EPR, única proponente no leilão do trecho que engloba a descida da Serra do Mar pela BR-277, é no dia 2 de fevereiro. As condições para o início da cobrança são os mesmos do Lote 1.

Dentro deste lote, além das quatro praças de cobrança já existentes, a concessionária deve instalar três novos pontos de cobrança. São as praças de Sengés, na PR-151; Quatiguá, na PR-092; e mais uma em Jacarezinho, na BR-153. Esta segunda praça na mesma região foi prevista pela ANTT para evitar a “evasão ao pagamento de pedágio”, informou a agência. Nas antigas concessões, a praça de Jacarezinho na BR-369 cobrava uma tarifa de mais de R$ 32, uma das mais altas do país.

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