• Carregando...
Colégio da Polícia Militar do Paraná em Curitiba
Colégio da Polícia Militar do Paraná em Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Ao menos quatro novos colégios da Polícia Militar (PM) estão previstos para serem inaugurados no Paraná, somando oito instituições no modelo por todo o estado. As unidades de Foz do Iguaçu, na região Oeste do estado, e de Pato Branco, no Sudoeste, devem começar a funcionar em 2020, com testes classificatórios para ingresso de alunos ainda neste ano. As outras duas ficarão em Cascavel, também no Oeste, e em Apucarana, no Norte, mas sem datas previstas.

As novas unidades escolares da PM se somam às quatro já em atividade no estado: os colégios de Cornélio Procópio e de Maringá, inaugurados em 2019, o de Londrina, que começou a funcionar em 2018, além do tradicional Colégio da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba.

Com quase 60 anos, a unidade de Curitiba se destaca na qualidade de ensino medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos resultados de 2018, ficou em terceiro lugar no desempenho dos anos finais do ensino fundamental entre 1.886 instituições de ensino públicas e particulares do Paraná.

Integradas à rede estadual de educação, as instituições têm seus professores contratados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), mas seus diretores gerais e auxiliares, além de secretários, são indicados pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), e não eleitos pela comunidade como nas demais escolas.

De acordo com texto do decreto 8.331 de 2017, está entre os objetivos dos colégios da PM “efetivar a ação educacional valorizando a ética, a hierarquia e a disciplina na formação de atitudes, a solidariedade e o sentido de liberdade com responsabilidade”.

Quase 1,8 mil vagas em Foz do Iguaçu e Pato Branco

Os dois colégios estaduais que passarão a ser comandados pela PM a partir de 2020 têm hoje 1.790 alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio e em atendimento educacional especializado.

O colégio da PM de Foz do Iguaçu será instalado no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, inaugurado em 1927 e que tem atualmente 887 alunos matriculados.

Segundo a PM, a gestão da instituição passa no momento por uma transição, na qual policiais já trabalham juntamente com a direção atual. Os alunos que já estudam no colégio poderão dar continuidade à formação na instituição.

Em Pato Branco, a PM assumirá o atual Colégio Estadual La Salle, que hoje conta com 903 estudantes matriculados. O decreto que autoriza a instalação do colégio da PM foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) em janeiro.

A previsão é que o teste classificatório para ingresso de alunos seja realizado ainda em 2019 e a direção da unidade passe para a PM a partir de janeiro de 2020.

Colégios da PM em Cascavel e Apucarana sem previsão de inauguração

Outro colégio da PM paranaense está previsto para funcionar em Cascavel, na região Oeste, mas ainda não há prazo para a inauguração. Um decreto que cria a unidade foi assinado ainda em 2018 pela então governadora Cida Borghetti (PP), porém não há definição do local onde o estabelecimento será instalado.

O governo do estado chegou a escolher o Centro Nacional de Treinamento em Atletismo (CNTA) da cidade, mas o local acabou reprovado após se constatar a necessidade de obras estruturais para a instalação da unidade escolar.

Já em Apucarana, passará a ser dirigido pela PM o Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, que tem no momento 468 alunos. O pedido foi feito pela prefeitura da cidade e já tem a anuência da PM e do governo do estado, embora o decreto que autoriza a instalação ainda não tenha sido assinado.

A instituição deve passar por um período de transição, segundo a PM, com a designação de um oficial para comandá-la ao lado da atual direção. Até agora, no entanto, não há uma previsão de quando isso deve acontecer.

A PM estuda, em conjunto com a Seed, a viabilidade de adotar o mesmo modelo de gestão em outros colégios pelo estado. Segundo o órgão, “existem dezenas de cidades do Paraná solicitando a implantação de colégios da PM”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]