• Carregando...
Cascavel registrou primeira morte provocada por dengue.
Cascavel registrou primeira morte provocada por dengue.| Foto: Divulgação / Secom / Prefeitura de Cascavel

Com um aumento de mais de 200% nos casos confirmados de dengue em uma semana, o município de Cascavel, no Oeste do Paraná, decretou situação de epidemia da doença. De 500 casos da doença confirmados até a última semana, Cascavel passou para mais de 1,5 mil confirmações de dengue até a última quarta-feira (21). No período, a cidade também registrou a primeira morte provocada pela dengue – a vítima foi uma jovem de 29 anos.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Em um evento público realizado na última quarta-feira, o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) confirmou que o decreto de epidemia foi enviado à Secretaria Estadual de Saúde. Ele reforçou a necessidade da participação de todas as pessoas no combate e prevenção à doença.

“Nós temos que diminuir isso o mais rápido possível. Você sabe que isso tem uma consequência, além do desconforto que gera, entope a estrutura pública de saúde, as unidades, as UPAs, e interrompe sequência natural desse tratamento”, afirmou.

Prefeitura vai aplicar multa a quem não eliminar focos do mosquito da dengue

Apesar dos números considerados preocupantes pela administração municipal, Cascavel não foi habilitada para receber as primeiras doses de vacinas contra a dengue no Paraná. Como forma de evitar a formação de focos do mosquito transmissor da doença, a Prefeitura endureceu as regras de fiscalização e agora poderá aplicar multas a quem permitir o acúmulo de água parada nos imóveis.

“O próprio agente de Endemias multará o cidadão que não fizer sua parte. Nós sempre fomos contra a multa, mas se faz necessário nesse momento, porque realmente estamos perdendo a guerra. É um crescimento grave e sério. Não podemos continuar fazendo nosso trabalho enquanto alguns cidadãos relapsos estão permitindo que tenhamos criadouro do mosquito. Não vamos admitir mais óbitos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak.

Limpar os quintais e eliminar quaisquer pontos onde possa haver acúmulo de água são medidas eficazes para impedir a proliferação do mosquito que transmite a dengue, reforçou a diretora da Vigilância Sanitária de Cascavel, Rozane Campiol. “Pedimos a comunidade que faça a limpeza do quintal, pois é uma das únicas maneiras de controlar a dengue. Vamos evitar que novas pessoas possam se contaminar”, reforçou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]