A chapa “XI de Agosto”, liderada pelo advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, venceu a eleição para a diretoria e o conselho seccional da OAB Paraná para o período de 2025-2027. Os vencedores receberam 48,33% dos votos válidos. A chapa “Pela Ordem”, de Flávio Pansieri, ficou em segundo lugar com 34,9% dos votos, enquanto a chapa “OAB Democrática”, liderada por Marlus Arns, obteve 16,77% dos votos válidos, ficando em terceiro lugar.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
As eleições ocorreram nesta sexta-feira, 22 de novembro, de forma on-line, assim como no pleito anterior. A adesão da advocacia paranaense foi considerada expressiva pela OAB Paraná, com um índice de participação de 84,76%, totalizando 55.345 eleitores de um universo de 65 mil aptos a votar. O resultado foi anunciado minutos após o encerramento da votação, às 17h, com a apuração dos votos das subseções e, por último, da seccional.
Durante a cerimônia de apuração, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, agradeceu o trabalho da Comissão Eleitoral e dos colaboradores da seccional. “Esse processo eleitoral é motivo de orgulho para nós, que fomos pioneiros no sistema on-line de votação. Esta é uma festa da democracia na nossa profissão”, afirmou Marilena.
O presidente da Comissão Eleitoral, Ivo Harry Celli Jr, elogiou o trabalho dos membros da comissão e dos colaboradores que auxiliaram nos trabalhos. “Agradeço os procuradores das chapas e os candidatos a presidente pela condução cordata que tivemos em todos os embates. O processo transcorreu com serenidade”, disse Celli Júnior.
Presidente eleito da OAB teve apoio da atual diretoria
Luiz Fernando Casagrande Pereira, 54 anos, natural de Cascavel (PR), é doutor em Direito Processual Civil pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atualmente, ele é diretor-tesoureiro da OAB Paraná. Pereira já foi coordenador geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), presidente do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE) e é cofundador do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).
Em entrevista à Gazeta do Povo, Luiz Fernando Pereira defendeu o legado da atual presidente da OAB Paraná e prometeu continuidade aos projetos do movimento XI de Agosto, que elegeu Winter para o triênio 2022-2024 como a primeira mulher presidente da Ordem dos Advogados em 90 anos.
“O movimento XI de Agosto tem um legado muito importante e reconhecido por toda a advocacia paranaense e a nossa ideia é manter tudo o que vem funcionando bem, mas avançar muito em temas relevantes como a advocacia dativa, a Escola Superior da Advocacia, Comissões e as prerrogativas”, afirmou Luiz Fernando Pereira.
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Brasil tem portas fechadas em comissão da OEA para denunciar abusos do STF
CEO do Carrefour pede desculpas por criticar qualidade de carne brasileira
Como fica a divisão de poder entre direita e esquerda na América Latina após as eleições no Uruguai
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião