• Carregando...
Ciclone extratropical atinge Litoral do Paraná.
Ciclone extratropical atinge Litoral do Paraná.| Foto: Reprodução vídeo (Divulgação IAT)

Um ciclone extratropical atingiu o Litoral do Paraná nesta quarta-feira (10). O mar ficou revolto e houve ressaca. Ventos e chuvas fortes provocaram alagamentos em vários pontos das cidades, inclusive em rodovias. Escolas foram fechadas e as aulas suspensas por motivo de segurança. O serviço de travessia pelo ferry-boat na baía de Guaratuba também foi suspenso devido às condições climáticas.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Até as 16h, o número de desabrigados não havia sido divulgado. A população está sendo atendida pela Defesa Civil e pelas prefeituras. O prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, decretou estado de emergência.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a situação tende a se agravar até a noite desta quarta-feira. A partir da quinta-feira (11) a previsão é de situação mais amena, mas a agitação marítima pode perdurar até sexta-feira (12).

Em média, foram registrados ventos de 90 quilômetros por hora, com o pico chegando a 97 quilômetros por hora em Guaratuba, conforme informou o meteorologista Lizandro Jacobsen. Segundo ele, há previsão de que os ventos se intensifiquem e cheguem a 100 quilômetros por hora ainda hoje. De acordo com os dados do Simepar, em 24 horas choveu cerca de 70 milímetros no Litoral, o equivalente a cerca de 15 dias de chuvas nessa época do ano na região, em condições normais.

O mau tempo atingiu também o Litoral de Santa Catarina. As condições meteorológicas adversas haviam sido previstas pelo Simepar, que emitiu alerta. “Não é comum esse fenômeno ocorrer no Litoral do Paraná e Santa Catarina. Costuma acontecer na altura do Uruguai e Rio Grande do Sul”, disse o meteorologista. A Marinha do Brasil também emitiu alerta sobre possibilidade de ondas que podem variar de 2,5 a 4 metros de altura. O aviso vale até o próximo sábado (13).

A Defesa Civil orienta a população que mora nas cidades litorâneas para que acompanhem a situação meteorológica e acionem o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil Municipal em caso de emergência, como em situação de alagamento. Também é importante que a população se proteja e não fique em regiões de praia. Na quinta-feira o sistema de baixa pressão se afasta em direção ao mar, porém a atividade de agitação marítima deve perdurar até sexta-feira (12), informa a Defesa Civil.

Canais são alargados para melhorar o escoamento

O Instituto Água e Terra (IAT), responsável pela condução das obras de engorda da praia de Matinhos, informou, por meio de nota, que está acompanhando, juntamente com a Defesa Civil do Estado, a passagem do ciclone extratropical pelo Litoral paranaense.

“Para minimizar os danos, o IAT solicitou ao Consórcio Sambaqui (responsável pela execução da obra) a abertura ou alargamento dos Canais da Avenida Paraná e do rio Matinhos, na praia, para melhorar o escoamento das águas das chuvas e minimizar os impactos das cheias durante a passagem do ciclone. Até o momento, a tempestade segue com ventos muito fortes. Assim que a tempestade amenizar, o cenário de obras será reavaliado e possíveis danos poderão ser mensurados”, informa a nota.

Veja imagens no Instagram da Gazeta do Povo:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]