• Carregando...
Arsenal abastecia organização criminosa e era transportado em carga lícita de carnes.
Arsenal abastecia organização criminosa e era transportado em carga lícita de carnes.| Foto: Divulgação/Polícia Militar do Paraná

A apreensão de um carregamento de drogas e armas camuflado no meio de uma carga lícita de carne suína, no mês de julho, subsidiou uma investigação da Polícia Federal (PF) que mirou em um grupo ligado à facção criminosa Comando Vermelho (CV). O grupo atua no circuito da fronteira entre Brasil e Paraguai e o estado do Rio de Janeiro, uma das principais rotas do tráfico internacional na América do Sul.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

No dia 16 de julho, um monitoramento que se iniciou em Foz do Iguaçu (PR), feito pela Receita Federal, culminou na abordagem da PF e da Polícia Militar do Paraná (PMPR) a um motorista de caminhão. Ao ser interceptado na BR-369, entre as cidades paranaenses de Rolândia e Cambé, o motorista afirmou que levava uma carga de carnes ao Rio de Janeiro. Durante a inspeção foram localizados compartilhamentos secretos que acomodavam 82 armas, 75 pistolas e 7 fuzis, todos com numeração raspada. O carregamento lícito escondia ainda duas toneladas de maconha.

Desde então, a atuação dos suspeitos de participação da quadrilha vinha sendo monitorada até que, nesta terça-feira (12), a PF deflagrou a Operação Impuro, com cumprimentos de mandados judiciais em Foz do Iguaçu e no Rio de Janeiro (RJ). Foram dez buscas e apreensões e nove prisões preventivas expedidas pela Justiça Federal de Londrina (PR).

“A investigação apura os crimes de tráfico internacional de armas, tráfico transnacional de drogas e organização criminosa e teve início em julho de 2023 a partir da prisão de um homem, no município de Cambé, que foi flagrado conduzindo um caminhão frigorífico com grande quantidade de armas e drogas em meio a carga de carne suína. A carga seria transportada da região de Foz do Iguaçu até o Rio de Janeiro”, informou a PF.

Durante a operação desta terça-feira foram apreendidos 3.380 quilos de maconha e 82 armas de fogo, todas de calibre de uso restrito. “O modus operandi do grupo criminoso consistia em importar o armamento e as drogas para Brasil através da fronteira com Foz do Iguaçu, dissimular as mercadorias ilícitas em meio às cargas de proteína animal lícitas, com notas fiscais, conhecimento de transporte eletrônico (CTE) e lacre, utilizar a cadeia logística do transporte de carga lícita para transportar as armas e drogas dentro de um caminhão frigorífico e remeter esse material à região Sudeste do Brasil, especialmente aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro”, esclareceu a PF.

Foram presos o motorista do caminhão; os auxiliares, como carregadores e batedores, intermediários das armas e drogas; o responsável pela empresa de transporte rodoviário que fez os fretes; e dois vigilantes de segurança privada que forneciam acesso ao grupo criminoso, para que pudessem carregar o caminhão frigorífico com armas e drogas.

A atuação do grupo tem ligação direta com o fornecimento de arsenal ao crime organizado brasileiro pelo argentino Diego Hernan Dirisio, dono da empresa IAS, com sede na capital paraguaia. O argentino é considerado o maior contrabandista de armas da América Latina e foi alvo de uma operação na semana passada. Ele e a esposa, uma modelo paraguaia suspeita de integrar o esquema, estão foragidos e constam na lista de difusão vermelha da Interpol.

Na operação da semana passada, a PF identificou movimentação de R$ 1,2 bilhão no fornecimento de mais de 43 mil armas nos últimos três anos, com destino às facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e CV.

Os veículos comumente usados para o transporte, como no caso da apreensão realizada em julho, eram regulares: a proprietária da carga de proteína animal não tinha envolvimento com os fatos criminosos e as notas fiscais e demais documentos de transporte estavam em dia, constatou a PF durante as investigações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]