• Carregando...
Pacientes e colegas que tiveram contato com o médico na UPA do Boqueirão estão sendo orientados a se isolar.
Pacientes e colegas que tiveram contato com o médico na UPA do Boqueirão estão sendo orientados a se isolar.| Foto: Everson Bressan/Arquivo SMCS

Entre as 27 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus em Curitiba está o médico Jamal Munir Bark, que atende na UPA do Boqueirão e também na cidade de Rio Branco do Sul. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Marcelino Champagnat. De acordo com os dados do Conselho Regional de Medicina (CRM), ele é ginecologista e obstetra, com registro desde 1985.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Sem dar o nome do profissional, a prefeitura de Curitiba confirmou que o médico trabalhou até a quinta-feira (19), quando se sentiu mal e procurou atendimento. A provável fonte de infecção foi o contato com uma colega de trabalho que esteve em São Paulo e apresentou sintomas respiratórios leves após o retorno.

Segundo a prefeitura, as pessoas que tiveram contato próximo com esses dois profissionais da UPA Boqueirão, no período de transmissão do novo coronavírus, estão sendo monitoradas e orientadas a uma quarentena mínima de sete dias. No caso dos profissionais de saúde da UPA também estão afastados para quarentena e testagem quando houver indicação.

A unidade teria passado por processo de desinfecção e segue atendendo à população. A prefeitura afirma que os profissionais de saúde têm equipamentos de proteção à disposição.

Jamal tem 59 anos e, apesar de estar na UTI em estado grave, o quadro é considerado estável (ou seja, sem evolução). Ele também atende em Rio Branco do Sul e um vídeo circula nas redes sociais da cidade alertando os pacientes que tiveram contato com ele recentemente.

Mulher em estado grave

Dos 27 casos confirmados em Curitiba, há um segundo caso em estado grave: uma mulher de 58 anos, do grupo de risco para complicações que teve contato com um parente próximo que retornou da Itália ainda em fevereiro, com sintomas respiratórios. Apesar da gravidade do quadro, a paciente já apresentou melhora nas últimas 24 horas, continua sob cuidados hospitalares, mas fora da UTI.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]