• Carregando...
Presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Marcelo Fachinello pediu abertura de procedimento contra Maria Letícia (PV).
Presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Marcelo Fachinello pediu abertura de procedimento contra Maria Letícia (PV).| Foto: Rodrigo Fonseca/Câmara Municipal de Curitiba

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Podemos), pediu à Corregedoria do Legislativo a abertura de sindicância para apurar a conduta da vereadora Maria Letícia (PV), nesta segunda-feira (27). Ela foi detida após bater o carro contra um veículo estacionado no centro da capital paranaense, na madrugada de domingo (26).

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo o boletim de ocorrência, a vereadora teria sinais de embriaguez e desacatou os policiais no momento da prisão. Maria Letícia, que é a segunda secretária da CMC, integra a Comissão Executiva e responde pela Procuradoria da Mulher, foi liberada no início da noite de domingo, sem a necessidade de pagamento de fiança.

A Corregedoria vai apurar se houve quebra de decoro parlamentar. Se confirmada a tese, a parlamentar poderá perder o mandato. Até o fim da manhã desta segunda-feira (27), ela não havia sido notificada sobre a decisão da Corregedoria. “O Legislativo reafirma seu compromisso com a legalidade, com a segurança no trânsito e com o respeito à vida (...) a vereadora terá possibilidade de ampla defesa”, afirmou Fachinello, em plenário.

Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, a vereadora teria se recusado a fazer o teste do bafômetro, além de ter dito que acionaria o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, e que os “policiais se dariam mal”.

A um policial civil a vereadora teria admitido a ingestão de bebida alcóolica. Em depoimento, ela disse que houve excesso dos policiais que fizeram o atendimento da ocorrência, que a situação lhe causou grande constrangimento e lembrou da trajetória de 25 anos como médica-legista do Instituto Médico Legal (IML) do Paraná.

Ainda no fim de semana, em nota, a Câmara de Vereadores havia divulgado que “o exercício do mandato parlamentar exige dos Vereadores uma conduta digna e responsável, com estrita obediência às normas legais e respeito aos princípios morais e éticos da sociedade”.

Na tarde desta segunda-feira, a assessoria da vereadora Maria Letícia emitiu uma nota para falar sobre o caso. Confira a íntegra:

Na noite de sábado (25), a vereadora Maria Leticia (PV) se envolveu em um acidente de trânsito após passar mal. Atualmente, a parlamentar está em acompanhamento neurológico por neuromielite óptica (CID 10 G36.0) fazendo tratamento quimioterápico. Os fortes medicamentos usados para tratar a doença podem causar efeitos colaterais como sonolência, amnésia, dificuldade na fala e confusão mental. Embora abalada devido ao impacto do acidente, a parlamentar não se feriu e lamenta o ocorrido. O departamento jurídico, o Mandato e ela mesma continuam colaborando com as autoridades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]