• Carregando...
Apesar da intensidade, das trovoadas e relâmpagos, chuva em Curitiba não deve atenuar significativamente a crise hídrica
Apesar da intensidade, das trovoadas e relâmpagos, chuva em Curitiba não deve atenuar significativamente a crise hídrica| Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

A última semana do mês de setembro chegou (28) com alerta de temporal em Curitiba. A chuva começou a cair ainda na noite de domingo (27) e o temporal com granizo e ventos fortes causou estragos, após ser registrado o dia mais quente do ano na capital, com 33,5°C. Domingo, 179 mil imóveis ficaram sem luz no Paraná – até as 8h desta segunda, 62 mil imóveis seguiam sem energia elétrica. Após a chuva, na tarde desta segunda, vem o calor: a máxima prevista é de 28°C.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Curitiba está sob alerta laranja de tempestade: há possibilidade de chuva com ventos fortes, entre 60 km/h e 100 km/h, além de granizo. Ao longo de todo o dia há previsão de pancadas de chuva, porém o volume de água não deve ser significativo a ponto de aumentar o nível dos reservatórios que abastecem Curitiba e região metropolitana. A crise hídrica é tão grave que a Sanepar já estuda a possibilidade de endurecer ainda mais o rodízio, se o nível das barragens chegar a apenas 25%.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a chuva não deve ultrapassar 2,9 mm, considerada moderada pelos meteorologistas. À noite, a previsão é de que novas pancadas de chuva voltem a cair em Curitiba e região metropolitana.

No litoral, a chuva também aparece, mas de maneira mais tímida. Em Morretes, estão previstas temperaturas perto de 31°C. Já no interior do Paraná, a tendência é de tempo semelhante ao da capital. Em Foz do Iguaçu, na região oeste, chuva pela manhã e sol no período da tarde, com máxima de 26°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]