i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Falta de água

Curitiba e RMC vão ter rodízio mais duro se reservatórios caírem a 25%

  • PorEloá Cruz, da Tribuna
  • 13/09/2020 09:43
Meta da Sanepar é fazer com que consumidores reduzam em até 20% o consumo de água
Meta da Sanepar é fazer com que consumidores reduzam em até 20% o consumo de água| Foto:

A cada mês que passa, a estiagem aperta e a crise hídrica fica cada vez mais severa em Curitiba e região metropolitana. Dados da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) mostram que a população até tem colaborado em não desperdiçar água. O mês de agosto apresentou redução de 14% no consumo em relação a abril, quando o governo do estado declarou a crise hídrica. A queda foi de 10 mil litros para 8,5 mil litros por residência. Mas ainda não é o suficiente. Com o tempo cada dia mais seco, o desavio da Sanepar à população é chegar à economia de 20% no consumo de água.

Os reservatórios que abastecem Curitiba e região metropolitana seguem com apenas 33% da capacidade total. Para que a água não falte de vez, a Sanepar adotou um de rodízio no abastecimento mais severo a partir de agosto, com 1,5 dia com água e 1,5 sem água nos imóveis. E a Sanepar alerta: se a seca prosseguir e a população não chegar à marca de 20% de economia no consumo de água, o rodízio vai ficar ainda mais duro. A perspectiva da Sanepar é adotar um novo rodízio, com menos horas de água nos imóveis, se os reservatórios caírem para 25% da capacidade.

“Queremos evitar ao máximo a mudança no modelo do rodízio. Por isso a gente pede o entendimento da sociedade. Estamos bastante preocupados e temos batido sempre nessa mesma tecla, de que se faça o uso econômico da água neste momento”, apela o gerente de produção de água da Sanepar, Fabio Basso. A prioridade do uso da água deve ser sempre higiene pessoal e alimentação – lembrando que durante a pandemia de coronavírus precisamos lavar as mãos constantemente.

Apesar de estar numa região de planalto, com temperaturas amenas e características típicas de um clima subtropical, a Curitiba “cinza” e da garoa enfrenta a pior seca dos últimos 100 anos. “Com concentração populacional de 4 milhões de pessoas, a disponibilidade hídrica de Curitiba e região é comparada a do semiárido brasileiro”, dá ideia do tamanho do problema o gerente de produção de água da Sanepar.

Chove abaixo da média histórica desde meados de outubro de 2019 em Curitiba e infelizmente a situação parece estar longe de se resolver. Em abril, a reportagem da Tribuna foi atrás de respostas para saber quando toda situação poderia voltar ao normal. Naquela época, o gerente de processos de água da Sanepar Celso Thomaz cogitou que as chuvas mais significativas da primavera poderiam normalizar a situação.

Mas setembro chegou, já é quase primavera, e desde o começo do mês nenhuma gota de água caiu. O período de seca continua e as altas temperaturas dos próximos dias podem piorar ainda mais a crise. “Estamos num défict acima de 600 mil litros, com estiagem severa e chuvas abaixo da média há mais de um ano. Em agosto, na segunda quinzena, mas foi apenas um alento. A situação dos reservatórios ainda é crítica”, enfatiza o gerente da Sanepar, Fabio Basso.

Um novo reservatório resolveria o problema?

Para abastecer toda a grande Curitiba, a Sanepar conta hoje com quatro barragens: duas na região de Piraquara, uma na região do Passaúna, em Araucária, e outra em Iraí, entre Pinhais e Piraquara. Uma quinta barragem segue em construção, em São José dos Pinhais. Com previsão para ser concluída em dezembro, a barragem do Miringuava contou com investimentos de R$ 160 milhões e pode incrementar em até 38 bilhões de litros de água o sistema de abastecimento local.

No entanto, de acordo com Fabio Basso, o sistema de rodízio continuaria em vigor mesmo se nova barragem já estivesse em funcionamento. “Ela é um plano de investimento consistente que vai garantir regularidade no abastecimento nas próximas secas. Então, ela precisaria ser abastecida num período chuvoso. A disponibilidade hídrica depende do ciclo da água, se não tiver chuva com regularidade, não tem água para a população”, esclarece. Enquanto Miringuava não fica pronta, a companhia investe também em obras de melhorias de distribuição, produção e reservação.

Evitar uma outra estiagem severa como essa nos próximos anos é um trabalho que envolve vários atores na visão de Basso. “Começa pela preservação do meio ambiente, de uma conscientização que mostre o quanto é importante a preservação das matas, de um controle do crescimento das cidades sobre as áreas de mananciais”, defende. Aliado a tudo isso, o técnico relembra também a importância do uso consciente da água pela população.

Denuncie o desperdício!

Diante dessa crise, o aprendizado que fica é: se não usar água com consciência, ela vai faltar. Por isso, mesmo em dias quentes, não gaste água para lavar a calçada, regar todo o jardim e lavar o carro. O calor deste fim de semana, inclusive, causa preocupação na Sanepar de que a população desperdice água nessas atividades. “A natureza dá sinais do que o homem fez ao longo do tempo. Temos que usar enquanto temos, da melhor maneira possível”, alerta o técnico.

O ideal é que todo mundo faça a sua parte. Ao ver alguma situação de desperdício, denuncie! Para isso, a Sanepar criou em agosto um canal para centralizar todas as denúncias de uso inconsciente de água. Em menos de um mês, o Alerta Água já recebeu mais de 2 mil denúncias com fotos e vídeos de uso irresponsável de água em Curitiba e região. O número é (41) 99521-3022, que atende pelo Whatsapp. Quem pratica o desperdício é alertado e abordado de forma socioeducativa.

Dicas para economizar água

  • Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduza o tempo para 05 minutos, e o consumo cai para 70 litros
  • Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos 7 litros de água
  • Para fazer a barba, com a torneira aberta, um homem gasta 65 litros de água. Feche a torneira enquanto faz a barba, e só volte a usar água para enxaguar. Com a torneira fechada o consumo será inferior a um litro
  • Ao escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas  que não fecham a torneira durante a  escovação  gastam 10 litros
  • A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência
  • Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora
  • Deixar a mangueira aberta enquanto lava o carro, nem pensar! Se você fizer isso vai gastar 360 litros. Não lave o carro. Se for imprescindível, use apenas a água de um balde  pequeno
  • A água da mangueira não é para varrer a sujeira – use a vassoura
  • Lavar a louça da família também exige mudança de hábito. Se continuar lavando com a torneira aberta o tempo todo, serão gastos 112 litros por pessoa. Mude o hábito. Feche a cuba da pia, encha de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Se fizer assim, você vai consumir menos de 10 litros para lavar a louça
  • Procure usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas. Não lave roupas todos os dias. Espere acumular. Você vai economizar água e energia. A água que fez o último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina pode perfeitamente ser usada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para molhar plantas, lavar carro, pisos e calçadas
  • Recomendações gerais: Quando você for viajar, feche o registro do cavalete de entrada d’água, evitando qualquer desperdício durante sua ausência. Atenção com vazamentos, pois eles são vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente. Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.
12 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 12 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    milton rogerio schneider

    ± 7 horas

    Que tal a Sanepar investir em melhorias de captação, ao inves de ficar so aumentado a tarifa de agua, para repassar dinheiro ao gaverno do estado, dando-lhe um cheque em branco a cada dia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dmcc

    ± 7 horas

    Ontem fui no Passaúna... tem mais água do que em agosto... vamos cortar as perdas na rede... Mas não né... aí teríamos q ser eficientes!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 11 horas

    Moro em Curitiba desde 1964, nunca vi uma seca tão grande! aqui em casa usamos a água da maquina de lavar para os vasos sanitários e para lavar o chão. Minha conta de água foi reduzida em 40%. Necessário economizar água .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alto da XV

    ± 11 horas

    A Sanepar poderia comentar sobre as perdas de 30 a 40% em sua rede de distribuição. O rodízio serve basicamente para diminuir estas perdas. Daí vem a economia de água.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 19 horas

    Uns vão botar culpa no fulano, outros vai botar culpa no ciclano. Mas a grande verdade é que nunca vi uma seca como essa. Adoro dias ensolarados, mas desse jeito já está dando medo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vicente Sloboda

    ± 20 horas

    Faltou a dica mais importante: reuse a água. Comprei um tambor de 230 litros em que armazenamos a água da máquina de lavar. Usamos esta água para as descargas no banheiro. Fechamos as válvulas das caixas acopladas e com um balde enchemos para dar as descargas. Dá um pouco de trabalho mas o consumo de água caiu de 10 para 7 metros cúbicos por mês. Agora lavamos a roupa quando o tambor está no final para aproveitar ao máximo a água.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAMC

    ± 1 dias

    100% culpa da Sanepar Richa , sem investimento há anos , empresa infelizmente hoje só atende aos acionistas, consumidores de lado. Milhares de municípios no mundo chove menos de 30 dias por ano .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael

    ± 1 dias

    A Sanepar não faz investimentos na captação e armazenamento de águas há anos!!! Mas distribuir o lucrinho entre as famílias sócias dessa empresinha fazem muito bem. Que exista concorrência nessa prestação de serviço, pois está pessimamente prestado pela Sanepar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 1 dias

    Infelizmente, nem todos fazem sua parte! Outro dia um vizinho estava lavando os palitos de concreto do seu muro... Falta consciência coletiva à maioria...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • N

      Neto

      ± 23 horas

      E as pessoas com o carro limpinho nas ruas? Fechem os lava-car ou aumentem o preço da água para esses fins.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Flavio Teixeira

      ± 1 dias

      Tenho um que lava sua calçada duas vezes por semana...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 1 dias

    Sera que o curitibano esta consciente do que as queimadas na Amazonia estao causando ??? Veja rios voadores no youtube !!!! A Sanepar ja deveria estar pensando no AQUIFERO GUARANI !!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.