• Carregando...
A confecção começou às 7h e promete cerca de dois quilômetros de de desenhos e frases estampados nas ruas
A confecção começou às 7h e promete cerca de dois quilômetros de de desenhos e frases estampados nas ruas| Foto: Arquivo pessoal

Depois de dois anos, os tradicionais tapetes de Corpus Christi e os fiéis retornaram às ruas de Curitiba nesta quinta-feira (16). A comemoração deve reunir 90 mil pessoas durante todo o dia, que terá uma programação variada e com novidades.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A confecção começou às 7h na Rua Barão do Serro Azul, perto da Praça Tiradentes, até o fim Avenida Cândido de Abreu (Praça Nossa Senhora da Salette). Várias paróquias da capital estão reunidas para o trabalho e prometem aproximadamente dois quilômetros de desenhos e frases estampados nas ruas com materiais como serragem, papéis coloridos, pedras tingidas e outros materiais.

Para Eladir Aparecida Mueller, 67 anos, da Paróquia Santo Antônio, no bairro Boa Vista, esse retorno é especial depois de dois anos. “É uma alegria muito grande de voltar e mostrar nossa fé na Eucaristia, e principalmente, agradecer. O dia está maravilhoso”, disse.

Em 2022, a novidade serão cenas vivas sobre a Eucaristia ao longo do trajeto, durante a procissão. As encenações serão interpretadas por atores profissionais e amadores de grupos teatrais das paróquias.

Após a confecção dos tapetes, a programação deve seguir durante todo o dia com a participação de quase 90 mil pessoas. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná
Após a confecção dos tapetes, a programação deve seguir durante todo o dia com a participação de quase 90 mil pessoas. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

Seis passagens bíblicas serão representadas: Encontro de Jesus com a Samaritana; Bodas de Caná; Lava-pés; Multiplicação dos pães; Discípulos de Emaús e Santa Ceia.

De acordo com a organização, as cenas serão realizadas somente com gestos, retratando a respectiva passagem bíblica. Como o tempo de representação de cada passagem é curto, entre 3 e 5 minutos, elas serão repetidas quantas vezes forem necessárias.

Outras atrações durante a celebração

Como a programação se estende durante todo o dia, o evento terá uma praça de alimentação com Food Trucks no estacionamento do Tribunal do Júri. Para quem desejar receber o Sacramento da Reconciliação, diversos padres também atenderão confissões na Praça 19 de Dezembro. No mesmo local, voluntários se encontrarão para atendimento e escuta aos moradores em situação de rua das redondezas, oferecendo kit lanche e palavras de carinho.

Já às 15h, o arcebispo metropolitano Dom José Antonio Peruzzo presidirá a Santa Missa na praça Tiradentes. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento segue pelos tapetes na avenida Cândido de Abreu até a praça Nossa Senhora da Salette.

Ao final do evento, todos os participantes são convidados a participar do show com o padre Reginaldo Manzotti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]