• Carregando...
Parque Barigui continua com grande movimentação de pessoas.
Parque Barigui continua com grande movimentação de pessoas.| Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Apesar das orientações para que a população fique em casa para evitar propagação do coronavírus, muitos frequentadores dos parques de Curitiba estão seguindo normalmente a rotina de exercícios físicos nesses locais. Na semana passada, a prefeitura municipal fechou os estacionamentos de 11 parques da capital, o que não impediu a presença de grande número de pessoas nos últimos dias.

Na última sexta-feira (27), a prefeitura fez uma barreira de isolamento para impedir a entrada em 11 parques da cidade. Alguns deles já estavam totalmente fechados, outros apenas com bloqueio nos estacionamentos. O objetivo era afastar o público dos locais, o que não está acontecendo. A reportagem da Gazeta do Povo flagrou o Parque Barigui com grande concentração de pessoas na tarde da última segunda-feira (30). As ruas no entorno do local serviram de estacionamento para os carros e, inclusive, os aparelhos de ginástica ao ar livre estavam sendo utilizados.

Na segunda-feira (30), muitos curitibanos ignoraram as recomendações e foram até o Parque Barigui. Foto: Lineu Filho/ Tribuna do Paraná
Na segunda-feira (30), muitos curitibanos ignoraram as recomendações e foram até o Parque Barigui. Foto: Lineu Filho/ Tribuna do Paraná

Por meio de nota, a prefeitura de Curitiba reforçou o pedido para que as pessoas tenham consciência da importância de evitar a propagação do coronavírus:

“A recomendação é para que a população evite sair de casa, a não ser que seja realmente necessário. Aqueles que insistem em praticar caminhada e outros exercícios ao ar livre, o indicado é que não seja feito em grupo ou aglomerações e se procure horários alternativos. Também é necessário manter os hábitos de higienização das mãos e uso do álcool em gel”.

A prefeitura informou também que a Guarda Municipal tem feito um trabalho de orientação nas ruas da capital, com conversas de instrução às pessoas quando estão reunidas em grupo, e também emitindo alertas sonoros com as viaturas.

É essencial evitar aglomerações

O médico cardiologista Marcelo Leitão, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, esclarece que desde que as recomendações sejam seguidas, é possível fazer atividades físicas em locais abertos sem risco. Porém, é essencial evitar localidades com grandes aglomerações.

“As pessoas podem fazer exercício ao ar livre, mas precisam respeitar o distanciamento de no mínimo um metro, não ir aos locais em grupo e evitar aglomeração. Não devem tocar em nada, não podem cumprimentar as pessoas, e, de forma alguma, utilizar equipamentos de ginástica públicos”, detalhou.

O especialista diz que uma boa alternativa é que a população busque fazer caminhadas, corridas ou outras atividades físicas nas regiões próximas da residência, pois assim os parques não terão concentração de pessoas.

“É o momento de entender que todos estão mudando a rotina. É importante se manter em atividade, isso já é um ganho. Porém, devemos pensar no coletivo para que não se corra o risco de, daqui a um tempo, termos que cumprir uma total restrição de sair de casa”, finalizou.

Exercícios em casa

Para estimular as pessoas a se manterem fisicamente ativas mesmo em casa, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude está oferecendo uma série de atividades online. De segunda a sexta-feira, sempre às 9h30, é publicado um vídeo no Facebook da Secretaria e da prefeitura com uma nova atividade para ser seguida. Além disso, estão sendo postadas também nas redes sociais dicas sobre atividades recreativas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]