i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Não pode!

Denúncias de aglomerações explodem em Curitiba, principalmente por causa de festas clandestinas

  • PorMarcos Xavier Vicente
  • 01/12/2020 15:12
Aglomeração de jovens em boate sábado (28) no Batel mesmo com proibição de abertura.
Aglomeração de jovens em boate sábado (28) no Batel mesmo com proibição de abertura.| Foto: Gerson klaina / Tribuna do Paraná

O decreto da bandeira laranja em Curitiba na última sexta-feira (27), com determinação de fechamento de bares e casas noturnas por uma semana para conter o novo avanço da pandemia, fez as denúncias de aglomerações explodirem na Central 156 da prefeitura. Dos 1.207 pedidos de informação e de fiscalização relacionadas à Covid-19 entre sexta-feira e domingo, quase metade foi de denúncias de aglomeração, totalizando 547 solicitações de fiscalização.

Receba as principais notícias do Paraná em seu WhatsApp

Segundo o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, pasta responsável pela Guarda Municipal, as denúncias de aglomerações não eram só de baladas e bares. “Teve de tudo. Barzinho lotado, aglomeração de gente na pracinha do bairro, no comércio e, principalmente, festas clandestinas. Quase todas envolvendo jovens”, enfatiza Rangel.

As festas clandestinas, explica o secretário, são divulgadas nas mídias sociais com uma estratégia para tentar burlar a fiscalização. Os organizadores só divulgam o local da festa poucas horas antes de ela acontecer para tentar pegar as autoridades de surpresa. “Por isso monitoramos as mídias sociais o tempo todo para podermos agir”, ressalta o secretário.

Para Rangel, o fato de muitos bares terem aberto mesmo proibidos mostra que muitos comerciantes do ramo não estão preocupados com o quadro atual da pandemia em Curitiba, com leitos de Covid-19 beirando o limite. Segunda-feira (30), a ocupação de UTIs  bateu em 94% na capital, dia em que houve mais um recorde de casos ativos, com 13.829 pessoas infectadas capazes de transmitir o coronavírus na cidade. “Foi um afronta, uma completa falta de bom senso abrir nessas condições”, critica Rangel.

No total, 33 bares e casas noturnas foram fechadas na fiscalização de fim semana, desde botecos na periferia até uma casa noturna de luxo no bairro Batel com 250 pessoas dentro. O secretário de Defesa Social afirma ainda que, nas fiscalizações, muitos guardas municipais e fiscais foram hostilizados por comerciantes e frequentadores, o que fez com que algumas pessoas fossem encaminhadas à delegacia de polícia por desacato e desobediência. “Houve casos completamente absurdos, de a Guarda Municipal e a fiscalização serem recebidas com agressões, xingamentos e até garrafadas e cusparadas”, diz Rangel.

Denúncia

O secretário de Defesa Social orienta a população a continuar denunciando casos de aglomerações pela Central 156, seja por telefone ou aplicativo. Denúncias também podem ser feitas à Polícia Militar pela Central 190 por telefone e também aplicativo.

Mas Rangel faz uma ressalva: que a população tenha bom senso, não denunciando qualquer situação. A prioridade, aponta ele,, deve ser para situações com muitas pessoas. “O ideal é que nossas equipes não sejam chamadas para atender pequenos encontros familiares, como um churrasco com seis, sete pessoas. A gente sabe que mesmo esses pequenos encontros devem ser evitados pelo alto risco de transmissão, mas nesse caso, por ser em residências, só podemos agir com mandato. Por isso pedimos à população bom senso: evite qualquer encontro que possa ter risco de infecção”, pede o secretário.

Além do decreto municipal que proíbe a abertura de bares e casas noturnas, o governo do estado decretou nesta sexta-feira (1.°) toque de recolher em todo o Paraná das 23 horas às 5 horas do dia seguinte para evitar aglomerações e, consequentemente, frear a transmissão do coronavírus.

16 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 16 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Felipe Millani

    ± 0 minutos

    Olha triste de ver as pessoas denunciando quem quer viover a vida, nao entendem nada de epidemiologia ou imunologia, compram cegamente a narrativa da mídia, sem o menor criterio e depois agem como se fosse a alemanha nazista, denunciando a liberdade alheia, vergonha destas pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos Ctba

      01/12/2020 21:48:57

      EITA POVINHO TEIMOSO, PARECEM UMAS MULAS TEIOMOSA. É PARA NÃO FICAR EM AGLOMERAÇÃO, SÃO SURDOS, PRECISA DESENHAR. TEM DONOS DOS BARES QUE NÃO SE IMPORTAM COM A VIDA DOS OUTROS,COM ALGUMAS EXCESSÕES, QUEREM TIRAR O ATRASO CUSTE O QUE CUSTAR, PRINCIPALMENTE VIDAS . FORA OS TRAFICANTES QUE QUEREM VENDER AS DROGAS NAS FESTAS, ESSES NÃO ESTÃO NEM AÍ.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        Jose

        01/12/2020 21:14:16

        Passem na Mercadoteca no sábado a tarde. Entupido de pessoas e sem máscaras com certeza.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Evandro Molina

          01/12/2020 20:14:10

          Q TAL IR A CAÇA DOS DENUNCIANTES?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • E

            Evandro Molina

            02/12/2020 1:26:24

            Viu sem nome,ovelhas vão morrer confinadas...cada um escolhe seu caminho

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • S

            ssm.gauss

            02/12/2020 0:07:31

            Dos asnos também.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          01/12/2020 20:08:12

          Os parques também será fechados, pois o pessoal não colabora.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • F

            Freitas

            01/12/2020 20:54:30

            Os parques também SERÃO...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          MS

          01/12/2020 19:38:02

          Festas clandestinas, barzinhos cheios, aglomerações em shoppings, que coisa hein meu povo. Já passou da hora de se conscientizar sobre a COVID. Abram os olhos!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • E

            Evandro Molina

            02/12/2020 1:28:11

            Sair pra votar pode?mercados? Ovelhas q fiquem confinadas e não sejam putinhas dos " governantes "

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • F

            F.Neto

            01/12/2020 19:41:26

            Aglomerações em shoppings? Pode provar?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          MS

          01/12/2020 19:38:02

          Festas clandestinas, barzinhos cheios, aglomerações em shoppings, que coisa hein meu povo. Já passou da hora de se conscientizar sobre a COVID. Abram os olhos!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • B

            bombastus

            01/12/2020 19:19:31

            Achar culpado nunca resolveu problemas. Forjar, então, cria um maior - justamente o desfacelamento da sociedade, que passa a ser fiscal do seu vizinho. Quando a dengue avançava (e ainda avança) insistiam para denunciar quem deixava acumular água no quintal, quando o que deveria ser feito era melhorar o saneamento das cidades. O povo preferiu dar uma de fiscal do Sarney. Deu certo? Não. A causa, falta de saneamento não foi atacada nem cobrada pela população - coisa que os governos deveriam ter investido. Enquanto acharem que a pandemia é culpa dos velhinhos, dos bares, das atividades não essenciais, nunca vai acabar.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • B

              bombastus

              01/12/2020 19:15:49

              Taí o que se esperava: denúncias de uns contra os outros, dentro da população. Enquanto isso os políticos e as autoridades oportunistas e incompetentes ficam livres de cobranças. Estão como sempre jogando uns contra os outros: brancos x negros, hetero x homo, civis x militares, ciclistas x motoristas, pobres x ricos, e agora, coronalovers x nãocoronalovers. Antes era papo dos petistas somente. E o povo cai nessa de novo. A responsabilidade pela pandemia é do governo chinês que"deixou" escapar o vírus e dos oportunistas e cínicos do mundo inteiro como políticos, industriaiss, ideólogos derrotados. O povo que se lasque e se digladie - é o que querem.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcelo

                01/12/2020 18:23:42

                É só passar na rua Chile e dar uma olhada naquele Seis e Meia. O vidro chega a embaçar de tanta gente.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • F

                  F.Neto

                  01/12/2020 19:43:39

                  Ou na av dos Estados e ver o Quitutto ou o Bar do Açougueiro, que apesar de ter bar no nome tem estado aberto normalmente.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.