• Carregando...
Frente Parlamentar foi criada nesta terça-feira (7) para impulsionar discussões de projetos de Engenharia, Agronomia e Geociências
Frente Parlamentar foi criada nesta terça-feira (7) para impulsionar discussões de projetos de Engenharia, Agronomia e Geociências.| Foto: Divulgação/Alep

A pedido do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), os deputados estaduais do Paraná decidiram criar uma nova Frente Parlamentar (FP). Assim, projetos de lei relacionados a obras públicas, agricultura, energias renováveis e demais assuntos que envolvam engenharia, agronomia ou geociências contarão com análises aprofundadas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento sustentável do estado.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Repetindo o que acontece nas outras Frentes Parlamentares já em funcionamento, o grupo reunirá deputados e membros da sociedade civil que, voluntariamente, se disponibilizarem a aprimorar leis referentes à sua área de atuação, sem utilizar recursos financeiros do estado para isso. “É uma forma de dedicarmos nosso trabalho ao desenvolvimento paranaense, estreitando o diálogo entre profissionais e parlamentares”, afirma o engenheiro civil Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR.

Segundo ele, a nova FP contribuirá para melhoria de, pelo menos, 30 projetos de lei que já estão em andamento na Assembleia desde 2019 e para outros que ainda serão protocolados nos próximos meses. “Afinal, o Crea conta com mais de 70 mil profissionais entre engenheiros civis, agrônomos, florestais e até aeroespaciais, além de geólogos, geógrafos, meteorologistas e outros”, enumera. “Uma amplitude de profissões que contribuirá com políticas públicas do nosso estado”.

A criação da Frente Parlamentar foi protocolada pelo deputado estadual Marcio Nunes (PSC) — engenheiro agrônomo há 36 anos —, e recebeu assinatura prévia de 14 parlamentares, sendo que a exigência mínima são 10 assinaturas e cada deputado só pode aderir a, no máximo, três Frentes Parlamentares simultaneamente. O pedido foi assinado nesta terça-feira (7) pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD), e tem vigência até o término da legislatura, em 31 de dezembro.

Agenda Parlamentar

Ainda que o diálogo mais próximo com os deputados comece agora, o Crea-PR já tinha costume de acompanhar as principais pautas da Câmara e contribuir com sugestões. “É um projeto que chamamos de Agenda Parlamentar e que existe oficialmente há 15 anos”, comenta o presidente da instituição, ao explicar que o programa também acompanha a atuação de prefeitos e do governador.

“Só que é algo mais pontual, diferente do que faremos agora, que será contínuo”, informa. Afinal, “estaremos quase toda semana em contato com os deputados avaliando projetos e buscando profissionais nas nossas 80 entidades de classe que possam contribuir”.

Vale ressaltar que as reuniões da Frente Parlamentar serão sempre públicas e podem ser realizadas na sede da Câmara ou no local de preferência dos envolvidos. “E o objetivo principal será o desenvolvimento sustentável no processo de modernização do nosso estado”, finaliza o deputado Marcio Nunes (PSC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]