O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) restabeleceu a ordem de prisão preventiva do advogado Rodrigo Tacla Duran, réu em ações penais no âmbito da Operação Lava Jato. A decisão é do desembargador Marcelo Malucelli e foi tomada na última terça-feira (11). A divulgação pelo TRF-4, porém, ocorreu nesta quinta-feira (13).
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A prisão de Tacla Duran havia sido revogada no dia 4 deste mês pelo juiz Eduardo Appio, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, que está à frente dos processos da Lava Jato. Na decisão, Malucelli considerou que a Vara Federal da capital paranaense não poderia ter proferido a decisão de revogar a ordem de prisão após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter determinado a suspensão do trâmite das ações.
“Considerando a decisão proferida pelo STF que determinou a suspensão das ações penais em trâmite na 13ª Vara Federal de Curitiba, em relação a Rodrigo Tacla Duran, evidentemente é indevida a prática de quaisquer atos nas referidas demandas e incidentes a elas relacionados”, destacou Malucelli.
O desembargador concluiu que a ordem de prisão preventiva havia sido promulgado antes da suspensão determinada pelo STF e, não tendo sido revogada pela Suprema Corte, permanece válida.
Audiência agendada em Curitiba
Tacla Duran é esperado às 14 horas desta sexta-feira (14) na Justiça Federal de Curitiba para uma audiência com o juiz federal Eduardo Appio. O magistrado incluiu o réu no programa federal de testemunhas protegidas, em março último, após Duran ter acusado o ex-juiz da Lava Jato e atual senador Sergio Moro (União-PR) de extorsão e o ex-procurador da mesma operação e hoje deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) de perseguição. Os parlamentares negam as acusações.
A presença do réu na audiência desta sexta-feira é ainda incerta. Duran, que tem dupla cidadania brasileira e espanhola, vive na Espanha desde 2016. Ele foi advogado da Odebrecht de 2011 até 2016 e acusado de lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato.
Trump toma posse em busca de lugar na galeria dos grandes presidentes da história
Pressão de Trump sobre Lula anima oposição no Brasil; assista ao Entrelinhas
Fim da cidadania por nascimento e combate à agenda woke: veja decretos assinados por Trump
Bannon diz que pedirá ações contra o Brasil por impedir ida de Bolsonaro à posse de Trump
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião