• Carregando...
Após vacina, internação de idosos em UTIs Covid despenca no Paraná
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O perfil dos pacientes de Covid-19 que evoluem para quadros graves da doença, e como consequência precisam ser internados em leitos de UTI SUS, mudou drasticamente nos últimos meses no Paraná. Dados da Regulação Estadual de Leitos, serviço administrado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) que não leva em conta as estatísticas de Curitiba e Região Metropolitana e nem dos hospitais da rede particular, mostram que a internação de pacientes graves entre 30 e 49 anos praticamente dobrou. Já os idosos, que sempre foram maioria entre os internados em leitos de UTI, são um público cada vez menos presente nesses locais. A tendência já tinha sido detectada em pesquisa feita em abril pelo professor de Medicina da PUCPR José Rocha Faria Neto.

Cadastre-se e receba as principais notícias do PR no celular

Entre março e dezembro de 2020, aponta a Sesa, seis em cada dez pacientes internados em leitos de UTI no Paraná tinham 60 anos ou mais. A partir de janeiro de 2021, quando começou a vacinação contra a Covid, a presença desses pacientes foi caindo gradativamente. O índice atingiu 65% no começo do ano, antes da imunização. Conforme foram aplicadas as doses neste grupo prioritário, o percentual de idosos internados em UTI caiu para 56% em fevereiro, 51% em março, 50% em abril, 33% em maio e na primeira quinzena de junho foram registrados 24% de idosos entre os pacientes com casos mais graves de Covid.

Os leitos de UTI que deixaram de ser ocupados pelos idosos agora recebem uma população bem mais jovem. O levantamento da Sesa revela que a internação de pacientes com idades entre 50 e 59 anos dobrou, saltando de 17% na média de 2020 para 29% em maio e 34% nas primeiras duas semanas de junho. Entre os mais novos, na faixa etária de 40 a 49 anos, o crescimento foi ainda maior: estes pacientes, que eram 10% dos internados em UTI em 2020, agora ocupam 23% dos leitos. Casos graves de Covid entre pacientes na faixa dos 30 anos também aumentaram de 6% em 2020 para 13% em junho de 2021.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), a diminuição nas internações de idosos se deve à vacinação destes pacientes. “A vacina é a nossa principal arma para vencer a pandemia de Covid-19 e controlar a circulação do coronavírus. O resultado que vemos no público que mais foi vacinado no Estado mostra exatamente que esse é o caminho certo”, afirmou. Para as outras faixas etárias, o governo deve anunciar ainda nesta semana o cronograma com as datas de vacinação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]