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PR-418
O Contorno Norte de Curitiba recebe um grande fluxo de veículos e tem apenas 1,3 km de pista dupla em mais de 22 km de extensão.| Foto: Ivan Bueno/Arquivo Seil

Segundo o edital do lote 1 das novas concessões de pedágio, toda a extensão do Contorno Norte de Curitiba, a rodovia PR-418, deve ser duplicada até o quarto ano dos novos contratos de pedágio no Paraná. O trecho, com cerca de 22 quilômetros de extensão, vem registrando aumentos consecutivos nas mortes em decorrência de acidentes de trânsito, com os seis primeiros meses de 2023 igualando o total de óbitos registrado no ano de 2019 na rodovia.

Para o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Sistema Fetranspar), Sérgio Malucelli, a duplicação integral do Contorno Norte deve dar nova vida à rodovia, que para ele “já está esgotada”.

“Este é um dos gargalos de acesso ao Porto de Paranaguá. Não só isso: quem vai para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo passa pelo Contorno Norte. Os problemas por ali são tamanhos que é comum a gente ouvir que a PR-418 é, na verdade, o ‘transtorno norte’”, comentou, em entrevista à Gazeta do Povo.

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