• Carregando...
Quais são os 3 principais desafios de Cascavel – e no que a cidade já avançou
| Foto:

Com a proximidade das eleições municipais, que ocorrem no próximo ano, os desafios das cidades começam a ser discutidos. Em Cascavel, no Oeste do Paraná, as três necessidades principais giram em torno da saúde, da mobilidade urbana e das estradas rurais. É importante destacar também as áreas em que a cidade já avançou - e que devem ser mantidas.

3 áreas que precisam melhorar

1 - Saúde

Apesar dos avanços, a saúde pública em Cascavel ainda é um grande desafio para os próximos gestores. Nos últimos anos, moradores deixaram a saúde privada e passaram a utilizar as unidades básicas. De acordo com a prefeitura, mais de 16 mil pessoas deixaram os planos privados e migraram para o atendimento tripartite mantido pelo município, estado e União.

Estatísticas mostram que 500 crianças nascem todos os meses nos hospitais de Cascavel. A prefeitura estima que 75% delas são de famílias que moram na cidade - e o desafio surge diante da demanda crescente.

Além disso, há a reclamação constante dos moradores sobre a demora dos atendimentos nas unidades de pronto-atendimento (UPAs) e de lotação nas unidades de saúde.

2 - Mobilidade urbana

Cascavel é uma cidade que cresceu rapidamente e continua em ritmo acelerado de crescimento. Estima-se que, em 2030, chegue a 500 mil habitantes - e esse crescimento exige planejamento no sistema viário, inclusive com parcerias com o estado e União para desafogar alguns gargalos. Um deles é o Trevo Catataras, um dos principais entrocamentos rodoviários do Sul do Brasil e que se tornou um ponto de congestionamento de veículos que utilizam as rodovias BR-277, BR-467 e BR-369, além de ser um dos acessos à cidade pela Avenida Brasil.

Algumas mudanças já foram feitas para amenizar o problema nas ruas da cidade, como a construção de ciclovias que incentivaram o uso de bicicletas como meio alternativo de transporte e abertura de algumas ruas, mas ainda há gargalos gritantes. Recentemente, a prefeitura anunciou a contratação de um plano municipal de mobilidade, que será responsável por um estudo amplo que apontará as medidas a serem tomadas nos próximos anos.

3 - Estradas rurais

Cascavel é um município onde a economia predominante é a agropecuária, mas, para que o escoamento da produção seja feito com eficiência, são necessárias estradas em boas condições de trafegabilidade. São 3,4 mil quilômetros de estradas ligando as comunidades do interior e a demanda por serviços de melhorias é constante. Resolver o problema definitivo é algo para longo prazo.

3 avanços a serem mantidos

1 - Segurança pública

Apesar de não ser responsabilidade do município, a segurança pública em Cascavel passou a contar com a contribuição da prefeitura há três anos, quando foi efetivada a Guarda Municipal. A corporação conta com 22 veículos, faz patrulhamento ostensivo armado e todos os meses participa de reuniões para definir estratégias de segurança junto com as polícias Civil e Militar.

Uma nova turma de agentes de Guarda, composta por 66 alunos, está sendo formada pela Polícia Militar e será incorporada aos demais servidores. Essa união de esforços se traduz em números positivos. Pelo balanço da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), no primeiro semestre deste ano houve queda nos números de crimes contra o patrimônio (-3,7%), furtos (-4,1%), roubos (-4,2%), furtos de veículos (-14,8%) e roubos de veículos (-27,7%), entre outros.

2 - Investimentos na saúde

Apesar de estar na lista dos desafios para as próximas gestões, a saúde pública em Cascavel também entra no rol dos setores que estão dando certo na cidade. Os investimentos na atenção básica fizeram aumentar a prevenção, com a elevação do número de equipes do PSF (Programa Saúde da Família), que saltou de 23 para 49 equipes em dois anos.

O município chegou a investir 33% do orçamento no setor, bem acima dos 15% que a legislação determina. Foram construídas ou estão em construção 14 novas unidades de saúde.

3 - Educação

A educação básica em Cascavel tem avançado com a implantação de projetos nos últimos anos, com foco em atrair a criança para as instituições de ensino. Robótica, parquinhos diferenciados, cinco cardápios diferentes e educação em tempo integral são alguns dos avanços no setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]