• Carregando...
Crise provocada pelo coronavírus desafia preservação de empresas e empregos
Crise provocada pelo coronavírus desafia preservação de empresas e empregos| Foto: Arquivo / Gazeta do Povo

Por todo o Brasil, milhares de empreendedores estão buscando meios para se manter, diminuir os impactos financeiros e, na medida do possível, se planejar para o futuro próximo. Para ajudar nesse momento de extrema dificuldade, algumas instituições estão colocando serviços e ferramentas à disposição dos empreendedores, como consultorias, cursos de capacitação e recursos financeiros para financiamento. A seguir, você confere algumas dessas iniciativas realizadas no Paraná.

Sebrae

Principal órgão de apoio ao setor, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) transferiu toda sua estrutura de atendimento para o ambiente digital. “Não podemos deixar o empresário sozinho nesse momento crítico. Como estamos em um cenário novo, tomar qualquer decisão sozinho pode acarretar em um erro muito grande”, afirma Vania Paula Cruz, gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae no Paraná.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Para isso, estão sendo disponibilizadas diversas ferramentas de apoio ao empreendedor. Entre elas estão consultorias gratuitas por videoconferência, agendadas com antecedência e nas quais o empresário pode tirar suas dúvidas com um especialista. Segundo Vania, a maior parte dos questionamentos está relacionada ao aspecto financeiro, como organização das despesas e busca de crédito. “Nesse primeiro momento todos estão preocupados com as necessidades mais imediatas. Mas a gente orienta que não é apenas buscar o dinheiro, é preciso ter ideia de quanto vai durar esse dinheiro e como o negócio continuará se sustentando”, observa.

No site do Sebrae também estão disponíveis vários cursos online gratuitos, como os de vendas pela internet, gestão financeira e marketing digital. “Grande parte dos negócios está precisando se reestruturar, ir para o meio digital. Não é mais uma opção, é uma questão de sobrevivência. O comportamento dos consumidores mudou completamente e, ao menos por enquanto, não volta mais ao que era antes”, observa Vania.

Duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, sempre às 15 horas, o Sebrae organiza uma live no seu canal do YouTube, abordando os principais temas levantados no contato com os empreendedores, e na qual qualquer pessoa pode mandar perguntas. Por fim, existem ainda as comunidades digitais, estruturadas por temas de interesse e setores específicos, nas quais é possível postar dúvidas, interagir com outros empreendedores e buscar conteúdos.

Onde consultar: no site do Sebrae-PR (sebraepr.com.br), pela central de relacionamento 0800-570-0800 ou pelo WhatsApp (41) 99787-8003.

Vale do Pinhão

Programa criado pela Prefeitura de Curitiba voltado à inovação, empreendedorismo, economia criativa e tecnologia, o Vale do Pinhão tem promovido uma série de ações online para debater soluções, oferecer capacitação e compartilhar experiências nesse momento conturbado. A Agência Curitiba de Desenvolvimento, por exemplo, promove toda semana palestras e workshops gratuitos, transmitidos ao vivo pelo Facebook e que abordam temas como linhas de financiamento, vendas nas redes sociais, novos modelos de negócios e gestão de crise.

Já o programa Empreendedora Curitibana é voltado para o público feminino. Neste mês, ele deu início a um curso colaborativo digital sobre Modelos de Negócios, no qual mentoras voluntárias compartilham conhecimentos e experiências por meio da plataforma de conferências virtuais Microsoft Teams. Para o mês de maio, estão previstos novos cursos abordando temas como finanças, inovação e mercado. Mas é preciso ficar atenta à divulgação dos prazos, pois é necessário fazer inscrição com antecedência.

Onde consultar: no site do Vale do Pinhão (valedopinhao.com.br).

Fomento Paraná

Há algumas semanas o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) lançou um pacote de medidas emergenciais de apoio a empresas. Entre elas, linhas especiais de crédito com juros menores, carências de até um ano e desburocratização dos processos, por meio do BRDE e da Fomento Paraná. Em pouco mais de uma semana, somente a Fomento Paraná recebeu mais de 10 mil propostas de financiamento, que estão sendo analisadas com a promessa de que os recursos sejam liberados o mais rápido possível.

A instituição está fazendo um trabalho junto aos parceiros em todo o estado para que agentes de crédito e correspondentes ajudem a divulgar e auxiliar empreendedores e empresas na intermediação do acesso ao crédito, além de ajudar a filtrar a entrada de operações. Para quem deseja obter mais informações sobre as operações, simular o financiamento e solicitar o crédito, é possível fazer tudo isso pela internet ou por telefone.

Onde consultar: no site da Fomento Paraná (fomento.pr.gov.br), pelo email cobranca@fomento.pr.gov.br, pelo telefone (41) 3200-5900 ou pelo WhatsApp (41) 98485-0328/98504-4698 (manhã) e (41) 98504-3515/99287-1293 (tarde).

Abrasel

O segmento de bares e restaurantes é um dos que permanecem em atividade, porém, com restrições, conforme o município. Em alguns só é permitido o serviço de delivery, em outros o atendimento presencial está autorizado, mas obedecendo a regras para fornecimento das refeições e disposição dos clientes. Fato é que o setor está sendo obrigado a se reinventar e se adequar a uma nova realidade.

Para ajudar os empresários do setor, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Sebrae, está disponibilizando na internet 30 cursos gratuitos visando promover ganhos de produtividade. São cursos no formato “fastlearning” (aprendizado rápido), combinando vídeos curtos e e-books como material de apoio. Entre os temas abordados estão controle de compra e venda, segurança alimentar e vendas por delivery. Para se inscrever é necessário apresentar um CNPJ e preencher um cadastro simples.

A entidade também criou recentemente um número de WhatsApp para tirar dúvidas dos proprietários de bares e restaurantes. O sistema opera com respostas curtas e objetivas a questões comuns no setor durante esse período de crise.

Onde consultar: no site abrasel.com.br/conexao e pelo WhatsApp (31) 98471-2253.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]