• Carregando...
Trecho da praia de Caiobá já alargado.
Trecho da praia de Caiobá já alargado.| Foto: Alessandro Vieira/IAT

A engorda da faixa de areia em Matinhos, no Litoral do Paraná, está avançada. Neste domingo (17) atingiu a marca de 1.800 metros de extensão, na praia de Caiobá, com 1 milhão de metros cúbicos de areia. Nesse trecho, estima-se que a faixa de areia já esteja com 100 metros de largura. O processo foi realizado da altura do Canal do Rio Paraná até o Pico Paraná. Essa etapa, que começou no dia 25 de junho, foi encerrada neste domingo, conforme informou o Instituto Água e Terra (IAT), responsável pela obra.

Receba as principais informações do Paraná pelo WhatsApp

Nesta semana, a draga Galileo Galilei - navio de origem belga que realiza o processo de dragagem para o engordamento da faixa de areia - termina o outro lado da praia de Caiobá (da altura do Canal do Rio Paraná até o Morro do Boi), uma extensão de 1.400 metros. Com isso, conclui-se o trabalho na praia de Caiobá. Depois, a draga segue para os balneários, engordando o restante.

Nos 1.400 metros que faltam da praia de Caiobá, a dragagem será um pouco diferenciada. Haverá a recuperação do talude (que é a parte que vai do asfalto até a maré média). Isso porque as últimas ressacas no Litoral danificaram muito esse trecho e no local há problemas ocasionados por águas paradas e pelo processo de erosão.

Neste trecho, haverá a recuperação do talude. (Alessandro Vieira/IAT).
Neste trecho, haverá a recuperação do talude. (Alessandro Vieira/IAT).

Neste trecho, o processo de dragagem vai fazer toda a recuperação, nivelando a areia e cobrindo em um ponto um pouco mais alto do que o normal. Não haverá a engorda nesta extensão, mas a dragagem também vai resultar numa faixa de areia maior, segundo os técnicos.

Praia permanece fechada ao público

Mesmo tendo concluído os 1.800 metros iniciais, a praia permanece fechada ao público, segundo o IAT. “A areia ainda está bem fofa e ainda precisa de intervenções que serão realizadas pelas máquinas no local para que fique mais firme. Isso também leva em conta o movimento da maré. Com isso, a praia ainda não é segura para os moradores e turistas”, informa o instituto.

A liberação da praia ao público depende da estabilização da areia. Os estudos começam a ser feitos agora. Segundo o IAT, não existe um prazo previsto, a depender desse processo.

Todo o trabalho de engorda deve acabar em novembro e a previsão é que os veranistas possam  aproveitar a praia, já alargada, na próxima temporada de verão.

Dragagem é uma das etapas

A etapa de dragagem é uma das intervenções previstas para a revitalização da Orla de Matinhos, realizadas para minimizar os impactos causados pelas cheias na região.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) e analisado pela equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, e é executado pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação.

A combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município. Para minimizar esses impactos, estão sendo investidos R$ 314,9 milhões em todas as intervenções, que atingem 6,3 quilômetros de orla. Essa é a primeira fase. Em seguida, está prevista a engorda até o balneário Saint Ettiene, fechando 8 quilômetros. No total, o investimento deve chegar a cerca de R$ 500 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]