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Leilão de aeroportos

Entidades criticam relatório e cobram 3ª pista ou ampliação da atual no Afonso Pena

  • PorBrunno Brugnolo, especial para a Gazeta do Povo
  • 04/03/2020 21:41
Saguão do Afonso Pena
Saguão de passageiros do Aeroporto Internacional Afonso Pena: relatório pré-edital desagradou.| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Instituições paranaenses da sociedade civil organizada se reuniram nesta quarta-feira (4) no Instituto de Engenharia do Paraná, em Curitiba, para defender melhorias na proposta de concessão dos aeroportos paranaenses, em especial o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

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O relatório do Grupo de Consultores em Aeroportos (GCA) – composto por seis empresas – e escolhido pelo Ministério da Infraestrutura no edital de chamamento público de estudos que vai subsidiar o edital de concessão, não contempla a obrigação de construção de uma terceira pista ou a ampliação da pista principal do aeroporto do Afonso Pena.

Dentre três alternativas apresentadas no estudo, duas continham a implantação de uma nova pista de pousos e decolagens (a terceira pista) e também a ampliação da pista principal para 3 mil metros (hoje tem 2,2 mil). Contudo, a alternativa considerada "mais vantajosa" para o desenvolvimento do aeroporto até 2050 foi justamente a que não engloba nenhum dos dois investimentos.

"[O documento] foi visto com preocupação. Todas as entidades querem que esteja escrito no edital o que a gente precisa, ele deve conter as necessidades para passageiros e cargas. Em Curitiba, nós precisamos necessariamente uma pista que tenha comprimento suficiente para decolar com grandes aeronaves completas diretamente para a Europa ou Estados Unidos, sem precisar fazer escala", explica o gerente dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr.

A proposta só admite a construção de uma terceira pista "caso a movimentação de aeronaves extrapole a capacidade do atual sistema", hoje de 14 milhões de passageiros por ano. "Considerando que as projeções de demanda apresentadas no estudo de mercado apontam para o final do período concessivo uma movimentação anual e horária de aeronaves ainda compatível com a capacidade atual do sistema de pistas e que o comprimento da PPD 15-33 [pista principal (2.218 m)] não implica em grandes restrições ao peso de decolagem das aeronaves mais críticas, conclui-se que é possível adiar a implantação da PPD 15R-33L [terceira pista]", diz trecho.

"Não implicar em grandes restrições é muito vago, temos que operar sem restrições [para grandes destinos do hemisfério norte]. Não podemos esperar mais 30 anos, se não [o aeroporto] vai ficar como está", diz Mohr.

O estudo ainda diz que as receitas do Aeroporto Internacional de Curitiba são compatíveis com os investimentos propostos nas alternativas que contemplam a terceira pista e a ampliação da pista principal, mas "o bloco concessionado apresenta outros aeroportos deficitários, de forma que a análise de viabilidade econômica deva ser feita pelo conjunto, e não individualmente".

O bloco sul, do qual o Afonso Pena faz parte – e é o principal – é composto por mais oito aeroportos: Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. O bloco é um dos três que compõem a 6ª rodada de concessões de aeroportos que o governo federal esperar leiloar ainda neste ano.

Na segunda-feira (9), a Anac vai realizar em São José dos Pinhais uma audiência pública sobre o processo e as entidades vão levar a reivindicação. "Vamos elaborar um documento e todas vão se manisfestar. "Queremos que o edital deixe claro alguma solução [terceira pista ou ampliação] para que possamos operar um voo Curitiba-Estados Unidos, Curitiba-Europa sem restrições", completa Mohr.

No encontro desta quarta (4) estiveram presentes representantes da Fiep, Sistema Ocepar, Instituto de Engenharia do Paraná, Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná, Instituto Democracia e Liberdade e Movimento Pró-Paraná.

Por que não é possível voar do CWB para Europa e EUA hoje?

A pista principal do Afonso Pena tem hoje 2,2 mil metros de comprimento. Esse tamanho seria suficiente para um voo de Curitiba para importantes destinos no hemisfério norte, desde que o aeroporto estivesse ao nível do mar. Como a capital paranaense está mais de 900 metros acima, a decolagem de uma aeronave de grande porte cheia torna-se inviável, segundo engenheiros do Instituto de Engenharia de Paraná, como Meron Kovalchuk, ex-controlador de voo do Afonso Pena.

O cálculo é de que a cada 300 metros acima do nível do mar, perde-se 7% na eficiência da decolagem. Ou seja, na capital paranaense a perda é superior aos 21%, fazendo com que a pista tenha na prática cerca de 1,7 mil metros. Para que o objetivo de decolagens sem restrições para destinos na Europa e América do Norte seja torne possível, seria necessária uma pista de pelo menos 2,8 mil metros, segundo os especialistas.

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Comentários [ 13 ]

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    Marcio

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    Isto é uma vergonha!

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    MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

    ± 16 horas

    Sugiro à Gazeta encampar esta idéia. Esperar nossos políticos , só de cadeira...

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    Marcelo

    ± 17 horas

    Infelizmente a classe política Paranaense e muito fraca e desorganizada, pois na teoria eles deveriam se juntar, e unidos trazerem mais verbas e desenvolvimento ao Paraná. Mias me parece, que o ego dos nossos parlamentares estão, voltados aos seus próprios bolsos. Lamentável.

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    Marcelo Santos

    ± 18 horas

    Impressionante. Como é que a proposta considerada mais vantajosa é a pior????? Curitiba PRECISA de uma pista maior. Todo mundo sabe disso. Qual o interesse de quem advoga contrário a isso??????????

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    Afonso Celso Frega Beraldi

    ± 18 horas

    Atenção deputados paranaenses (de qualquer cor partidaria) e nossos tres Senadores: pressão em cima do governo federal para alterar o edital de concessão dos aeroportos do Bloco Sul, para incluir ou a ampliação da pista 15-33, ou a construção da pista 15R-33L. Não eh mais possível esperar por esta ampliação. A 30 anos se discute este assunto, a área já foi desapropriada uma vez, reinvadida e de novo o governo do estado tera que indenizar invasores. Nao cuidaram, entao, esta ai mais um imbroglio. Aeroportos são indutores da economia. Não podemos ficar atrás de Porto Alegre. Bairrismo sim.

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    1 Respostas
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      ~~

      ± 12 horas

      E pensar que o parana,,,não consegue nem competir com o RS...que por sinal está falido.

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    Edemilson Penha

    ± 19 horas

    Onde estão nossos representantes políticos que não se manifestam a nosso favor? Nos estudos dos novos leilões das estradas já querem nos enfiar goela abaixo o sistema de Concessão Onerosa que irá fazer com que paguemos muito mais para andarmos em nossas estradas. Agora querem nos deixar mais 30 anos com nosso aeroporto como está. Alvaro Dias, Oriovisto, Arns e nossos deputados federais, será que continuarão silenciados a respeito?

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    Reinaldo Nakamura

    ± 19 horas

    Veja quanta incoerência na proposta, "caso a movimentação de aeronaves extrapole a capacidade do atual sistema", hoje de 14 milhões de passageiros por ano. " Só vai aumentar a demanda de passageiros com a construção da terceira pista, ou com a ampliação da atual de 2,218m para pelo menos 3.000m. Com voos internacionais para os Estados Unidos e Europa, voos regionais converterão para o Afonso Pena para conexões e aí sim haverá aumento na movimentação de passageiros.

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    MAURO RICARDO NASCIMENTO MARTINS

    ± 19 horas

    Isso é inacreditável .... em Porto Alegre a ampliação da pista segue a todo vapor (com desapropriações). A maior cidade do Sul do Brasil com limitantes em suas pistas soa absurda. A infraestrutura deve estar apta a receber quem queira voar para cá (Europa, USA...). Nenhuma Metrópole faz jus a sua condição sem uma infraestrutura adequada às necessidades atuais e futuras (é só pesquisar qualquer cidade no mundo com essas características). 30 anos é muito tempo para que não se exija essa nova pista.... triste de ver como muitos se contentam com isso que está sendo apresentado.

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    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    ± 19 horas

    Curitiba precisa de uma pista compatível não só com aviões de passageiros de grande porte, mas, mais importante que isso, com aviões de carga de grande porte.

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    EVENTTUR ADM SERV TUR LTDA

    ± 1 dias

    A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGENCIAS DE VIAGENS DO PARANÁ - ABAV -PR tem se manifestado sobre este assunto em longa data e endossa e apoia esta manifestação das entidades citadas, sendo essencial para a capital do estado do Paraná sendo a unica capital do sul do Brasil sem ter a necessária pista que permita o tráfego aéreo de aeronaves de grande porte mesmo sendo a principal do bloco a ser licitado em termos de fluxo de passageiros e de cargas comprometendo o seu desenvolvimento econômico. Antonio Azevedo - Presidente ABAV PR

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    Rodolfo Fontana

    ± 1 dias

    É fundamental para o desenvolvimento sócio econômico da nossa capital uma pista que acabe com as restrições de pousos e decolagens de aerovanes wide-body 100% carregadas. Curitiba tem porte e demanda. De suma importância para nossa competitividade em exportações e importações. Sem contar a demanda reprimida de voos internacionais que hoje são praticamente inexistentes devido ao tamanho da pista atual. #terceirapistaafonsopena

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