• Carregando...
bandeiras do Brasil e do Paraná. Vista da Alep (Assembleia Legislativa)
bandeiras do Brasil e do Paraná. Vista da Alep (Assembleia Legislativa)| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Após novas orientações definidas nesta sexta-feira (13) pelo Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde do Paraná e de Curitiba tomaram decisões distintas. Enquanto a municipal tem novas recomendações restritivas de prevenção contra o novo coronavírus, a estadual mantém o posicionamento que já estava vigente.

RECEBA notícias pelo WhatsApp

Já durante a tarde, a secretaria municipal de Curitiba corroborou o discurso federal, recomendando o cancelamento ou adiamento de eventos de massa (principalmente aqueles a partir de 500 pessoas), se houver tempo hábil. Caso contrário, a orientação é que o evento ocorra sem presença de público - como ocorre com a última rodada do Campeonato Paranaense de Futebol.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por sua vez, divulgou à noite, após reunião do Centro de Operações de Emergências (COE), que não há razão para que os eventos programados sejam cancelados. Pelo menos até segunda-feira (16), quando o cenário será revisado. De acordo com a Sesa, a decisão foi baseada na instrução do Ministério para que cada gestor adaptasse as recomendações para a sua realidade local.

"No Paraná, portanto, não se justifica neste momento a suspensão ou cancelamento de atividades em função da situação epidemiológica favorável no Estado: não há transmissão local ou comunitária", diz comunicado divulgado pelo estado.

Decisões

Nesta sexta-feira (13) a Federação Paranaense de Futebol, por exemplo, anunciou que a rodada de fim de semana do campeonato estadual, com clássico Atletiba, será com portões fechados.

Já a prefeitura de Curitiba anunciou o cancelamento de seis reuniões presenciais da Cohab com inscritos na fila da casa própria programadas para a semana que vem. Os candidatos agora vão receber as orientações por vídeo.

Contudo, a administração municipal manteve apresentações teatrais do "Auto da Fundação de Curitiba", espetáculo que conta como nasceu a cidade, domingo pela manhã nas Ruínas de São Francisco e no Memorial da Cidade, no Centro Histórico. A ZooRun, corrida com 5,5 mil inscritos com saídas do zoológico e Parque Náutico no domingo de manhã, também está mantida.

A orientação da secretaria de saúde da capital paranaense é de que os organizadores de eventos que tiverem dúvidas liguem para (41) 3350-9000.

Em Curitiba, no momento, não está recomendado o cancelamento de aulas em escolas e universidades. As aulas da rede municipal estão mantidas, assim como da rede estadual. As principais universidades (UFPR, UTFPR, PUCPR e UP) estão monitorando a situação e devem tomar uma decisão conjunta sobre uma possível suspensão no próximo domingo (15).

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) anunciou que vai suspender todos os eventos acadêmicos e culturais a partir da próxima segunda-feira (16). Aulas e demais atividades acadêmicas, no entanto, serão mantidas normalmente.

O boletim divulgado pela Sesa nesta sexta-feira (13) não confirmou novos casos de coronavírus no Paraná. São 72 sob análise.

Retornos do exterior

Pelas novas orientações, todas as pessoas que retornem de viagem do exterior devem ficar em isolamento domiciliar de sete dias mesmo que não apresentem sintomas.

No caso de pessoas que apresentem febre associada a um dos sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade para respirar), o isolamento deverá ser de 14 dias.

As visitas hospitalares a pacientes internados também estão proibidas – serão admitidos apenas os acompanhantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]