• Carregando...
Precariedade da Estrada de Guaraqueçaba representa um problema para os moradores e visitantes, mas solução deve passar por rigorosa avaliação dos impactos ambientais.
Precariedade da Estrada de Guaraqueçaba representa um problema para os moradores e visitantes, mas solução deve passar por rigorosa avaliação dos impactos ambientais.| Foto: Bianca Garmater/Arquivo Gazeta do Povo

A melhor solução técnica e ambiental para pavimentar a PR-405, estrada que liga Guaraqueçaba a Antonina, será avaliada por um estudo contratado pelo governo do Paraná. A assinatura da ordem de serviço (autorização para o começo do trabalho) aconteceu no último dia 26, no Palácio Iguaçu, em meio ao anúncio de um pacote de projetos de obras públicas.

RECEBA notícias do Paraná pelo messenger do Facebook

Atualmente, para percorrer os 100 quilômetros de estrada de chão – esburacada e sinuosa – leva-se quase três horas de carro. O trajeto é tão ruim que muitos moradores de Guaraqueçaba acabam preferindo ir “pelo mar”: vão de barco até Paranaguá ou Pontal do Sul. Para quem precisa de acesso à saúde, principalmente em casos de emergência, a situação leva a risco de morte.

Guaraqueçaba guarda boa parte da riqueza natural do Paraná, com um dos trechos mais conservados de Mata Atlântica. Por causa das particularidades ambientais, o projeto precisa ser especial. Ao custo de R$ 1,5 milhão, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) deve indicar, entre outros aspectos, qual o modelo ideal para a pavimentação e quais devem ser as estratégias para promover o desenvolvimento sem incentivar a exploração descontrolada dos recursos e as ocupações irregulares.

Guaraqueçaba é uma das duas cidades do Paraná que ainda não têm acesso pavimentado. Doutor Ulisses é o outro município sem essa estrutura, mas no pacote de obras anunciado pelo governo estadual foi incluída a possibilidade de realização do projeto para a execução da rodovia. Coronel Domingos Soares e Mato Rico também não tinham ligação rodoviária, mas as pavimentações estão sendo realizadas.

Conhece as bandeiras das cidades do Paraná? Responda o quiz:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]