• Carregando...
Redes de farmácia e do setor de construção se destacam em levantamento do Observatório Brasileiro de Redes e Centrais de Negócios.
Redes de farmácia e do setor de construção se destacam em levantamento do Observatório Brasileiro de Redes e Centrais de Negócios.| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Paraná alcançou a marca de 35 redes empresariais associativas mapeadas entre os anos de 2019 e 2023. O estado paranaense é o sexto na posição nacional em volume de grupos e centrais de negócios. O ranking é liderado por Rio Grande do Sul, com 93 redes de negócios, seguido por São Paulo, com 90. O levantamento foi realizado pelo Observatório Brasileiro de Redes e Centrais de Negócios.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A pesquisa aponta que, no Paraná, o segmento com maior número de redes e centrais de negócios é o de farmácias, com 10 grupos empresariais mapeados. Depois, aparecem os segmentos de materiais de construção, com 9, e de supermercados, com 8.

O mapeamento apresentou que o Brasil reúne 512 redes e centrais de negócios, contemplando, juntas, mais de 25 mil empresas em atividade no país. As regiões Sul e Sudeste têm grande concentração dessas redes, com 33,78% e 44,53% do total de redes empresariais, respectivamente.

“O setor se mostra mais consolidado na região Sul porque houve um programa público de apoio à formação de redes que contribuiu de maneira muito significativa para esse número de redes ativas”, afirmou o pesquisador e professor Douglas Wegner, da Fundação Dom Cabral (FDC), que liderou o estudo.

“Já no Sudeste, pela questão demográfica e número de empresas, a região foi e continua sendo um campo fértil para a formação de redes. Os exemplos bem-sucedidos nessas regiões também fazem com que mais empresas procurem o associativismo empresarial como forma de obter melhores resultados”, complementou o professor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]