• Carregando...
Além da balsa extra, travessia de ferry-boat de Guaratuba passa a ter fiscalização reforçada neste feriado de 12 de Outubro.
Além da balsa extra, travessia de ferry-boat de Guaratuba passa a ter fiscalização reforçada neste feriado de 12 de Outubro.| Foto: DER-PR

A travessia de ferry-boat entre Matinhos e Guaratuba, no Litoral do Paraná, será reforçada com uma embarcação extra a partir deste feriado prolongado de 12 de Outubro. A embarcação já passou pela inspeção da Marina e do Departamento de Estrada de Rodagem do Paraná (DER-PR) e só aguarda emissão de documentos técnicos por parte da BR Travessias, concessionária que presta o serviço.

RECEBA PELO WHATSAPP NOTÍCIAS DO PARANÁ

Técnicos do DER-PR vão acompanhar se com a embarcação extra a travessia fica mais rápida. A nova balsa, chamada de Vitória, tem capacidade de 94 veículos. Ela vai reforçar a travessia já feita por três ferry-boats que transportam 60 veículos cada e uma balsa capaz de transportar 44 veículos. A nova embarcação está desde agosto recebendo adequações e melhorias para prestar o serviço, conforme exigências contratuais.

O DER-PR assinou em setembro contrato com o consórcio DSZ-Ferry para apoio na fiscalização e gerenciamento do contrato de concessão do ferry-boat. Com isso, se juntam ao DER-PR uma equipe de analistas de engenharia civil, administrativos, de engenharia naval, além de analistas jurídicos para acompanhar a prestação do serviço. O contrato para fiscalização é de pouco mais de R$ 1 milhão e tem duração de 15 meses.

Problemas desde abril

A fiscalização foi reforçada após a travessia na Baía de Guaratuba, apresentar uma série de problemas desde que a BR Travessias assumiu a concessão em abril, principalmente de demora na travessia.

Muitos motoristas chegaram a aguardar mais de três horas para cruzar a baía, entre o tempo de espera para embarcar e a travessia propriamente. Além de atrasos, em agosto um dos ferry-boats chegou a ficar à deriva no mar com veículos e passageiros embarcados após problemas mecânicos.

O DER-PR multou em julho a concessionária. A Marinha também interditou duas embarcações, que foram liberadas na sequência, após ajustes. Diante do quadro, a prefeitura de Guaratuba chegou a declarar também em julho Estado de Calamidade pelo risco de a cidade ficar isolada por problemas mecânicos das balsas. A Polícia Civil chegou a ser acionada para averiguar os problemas.

Para a próxima temporada de verão nas praias, comerciantes e empresários de Guaratuba temem que os problemas do ferry-boat atrapalhem a retomada da economia com o avanço do quadro epidemiológico da pandemia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]