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Rodovias do Paraná

Contra “passado obscuro”, Fiep lança plataforma para fiscalizar obras do pedágio

Pedágio Paraná
Observatório dos Pedágios mapeou as mais de 1,8 mil obras previstas em quatro lotes iniciais. (Foto: Gelson Bampi/Fiep)

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A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lançou, nesta terça-feira (10), o Observatório dos Pedágios, uma plataforma digital para a sociedade acompanhar o andamento das obras pactuadas entre governo federal e as concessionárias nos novos contratos de concessão de rodovias do Paraná. O objetivo é dar visibilidade às obrigações das empresas dos quatro lotes de concessão já em operação e dos últimos dois que serão leiloados no segundo semestre deste ano.

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De acordo com a Fiep, a ferramenta nasceu a partir de um “passado obscuro” que a população paranaense enfrentou com os antigos contratos de pedágios do Anel de Integração, que não foram plenamente cumpridos após a assinatura de diversos aditivos que desobrigaram as concessionárias de realizarem obras pactuadas com o poder público.

Em alguns casos, houve pagamento de propinas a agentes públicos para a obtenção de benefícios nos acordos. A CCR, agora chamada Motiva, assinou um acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF) no Paraná — a empresa venceu o lote 3 no ano passado e assinou um novo contrato em abril deste ano.

A antiga Caminhos do Paraná também não cumpriu obrigações contratuais e foi condenada pela Justiça. Em maio deste ano, a concessionária firmou um acordo judicial com o governo do Paraná e a União para liberar R$ 175 milhões para obras de duplicação da rodovia PR-445, quatro anos após o fim do contrato.

“Tivemos no passado uma experiência não tão agradável com os pedágios no Paraná, com obras retiradas, aditivos, denúncias de corrupção, mortes por falta de obras e prejuízos à infraestrutura e à logística de transporte no estado”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos.

O Observatório dos Pedágios, segundo a Fiep, é um ponto de partida para a fiscalização dos contratos de concessão no Paraná. Devido à experiência anterior do pedágio, a entidade afirmou que estará atenta não só ao andamento das obras como também aos próprios contratos e eventuais aditivos. “No primeiro ciclo de contratos de concessão, os passivos vieram com os aditivos. Por isso, nos preocupa a questão de troca de obras”, complementou Vasconcelos.

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A ferramenta desenvolvida pela Fiep disponibiliza um mapa interativo no qual o usuário pode ver todas as obras previstas, incluindo duplicações, faixas adicionais, passarelas, viadutos, pontes, contornos e correções de traçados, e as informações sobre quando a concessionária responsável deverá concluir a obra. No quadro de obras, são listadas as mais de 1,8 mil obras previstas nos lotes 1, 2, 3 e 6, que já foram licitados — as obras dos lotes 4 e 5 serão acrescentadas após os leilões.

A Fiep informou que a atualização da plataforma será mensal, de acordo com os relatórios de acompanhamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão responsável pelo acompanhamento dos contratos. Junto a essas informações, a entidade pretende acrescentar imagens das obras em andamento para facilitar a visualização do cumprimento das obrigações das concessionárias.

O Observatório dos Pedágios no Paraná também conta com um simulador de tarifas, no qual os usuários podem verificar as tarifas vigentes e calcular os valores a serem pagos por motoristas frequentes que usem tag eletrônica — nos novos contratos, quanto mais o usuário de veículo de passeio usa mensalmente a rodovia, menos ele paga.

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