• Carregando...
Entrada do Morro do Anhangava, em Quatro Barras, na região de Curitiba
Entrada do Morro do Anhangava, em Quatro Barras, na região de Curitiba| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

O sol e o calor deste domingo (6) fizeram muitos curitibanos procurarem atividades ao ar livre, gerando aglomeração e movimento nos principais parques estaduais da região metropolitana de Curitiba. Em Quatro Barras, mais de mil pessoas estavam cadastradas para subir o Morro do Anhangava neste domingo. Outras 200 aguardavam cadastro para fazer a trilha por volta das 11 horas.

De acordo com o presidente da Federação Paranaense de Montanhismo, Márcio Hoepers, o movimento no Anhangava é alto desde às 7 horas. Mesmo em um espaço aberto e em meio a natureza, o risco de contágio de coronavírus continua. “As pessoas estão se aglomerando em trechos da trilha, mais de 15, 20 pessoas, maioria sem máscara, sem distanciamento. Está crítico”, desabafa ele.

No Morro do Anhangava, também apareceu turista despreparado para o ecoturismo, e que deixou um rastro de sujeira. De papel de bala a garrafinha de achocolatado. “Tem pessoas que não estão habituadas a esse tipo de passeio. Acham que alguém vai passar lá para fazer uma limpeza. Tenho amigos que vieram pela trilha trazendo lixo dos outros”, comenta Hoepers.

A situação de desrespeito continua em outros parques estaduais. Na trilha que dá acesso ao Pico Paraná, na região de Antonina, mesmo com a proibição de acampar na região, muitas barracas foram encontradas neste fim de semana. “Está uma terra sem lei. Na sexta-feira e no sábado, eu vi mais de 70 barracas na região”, revela Hoepers.

Fiscalização

Na tentativa de fazer um controle de público por causa da pandemia do novo coronavírus, o governo estadual anunciou uma ação conjunta entre IAT (Instituto Água e Terra), Guardas Municipais e Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde. O objetivo é fiscalizar os parques estaduais Pico Marumbi, Serra da Baitaca e Pico Paraná, Morro do Anhangava, até terça-feira (8).

O movimento nesses locais tem aumentado com o tempo firme e calor. Uma portaria do IAT liberou em 15 de agosto a reabertura dos parques estaduais, que estavam fechados por causa da pandemia.

De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, coronel Adilson Luiz Correia dos Santos, a recomendação é que os visitantes passem pelas entradas oficiais para receber uma senha de acesso e que mantenham distância de dois metros de outras pessoas.

Estrada da Graciosa

Quem decidiu descer a Estrada da Graciosa (PR-410) neste domingo (6), véspera do Feriado da Independência, também acabou se deparando com uma extensa fila logo no início do trajeto, no portal histórico que dá acesso ao trecho de paralelepípedo. Nesta manhã, por volta das 11 horas, havia cerca de três quilômetros de congestionamento na região da BR-116 próximo da entrada que chega ao portal.

O alto movimento também foi registrado na BR-277, que dá acesso às praias do litoral do Paraná. Nesta sexta-feira (4), mais de 20 mil veículos desceram a Serra do Mar. Já no sábado (5), o fluxo foi um pouco maior e 23 mil carros passaram pela rodovia a caminho do litoral.

Entrada da Estrada da Graciosa. Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná
Entrada da Estrada da Graciosa. Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]