• Carregando...
Prefeitura promete fiscalização dura com a volta da bandeira laranja em Curitiba.
Prefeitura promete fiscalização dura com a volta da bandeira laranja em Curitiba.| Foto: Foto: Hully Paiva/SMCS

Com o retorno de Curitiba à bandeira laranja nesta sexta-feira (27), após dias de recordes de novos casos e internações por Covid-19, a prefeitura promete fiscalização rigorosa nos estabelecimentos comerciais para evitar aglomerações. O principal alvo da fiscalização que começa nesta sexta serão bares e casas noturnas, que estão proibidos de funcionar nos sete dias de validade do decreto.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

A Ação Integrada de Fiscalização Integrada (Aifu) – força tarefa com órgãos municipais e estaduais, como Vigilância Sanitária, Urbanismo, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, entre outros – vai reforçar a fiscalização.

A diretora do Centro de Saúde Ambiental da prefeitura, Rosana Zappe, reforça que o foco das ações serão de multas e suspensão de atuação para quem não seguir o decreto. “Passamos do ponto das orientações. O momento é de autuação direta e embargos para quem não estiver controlando suas atividades”, alerta Rosana no site da prefeitura.

Além da atuação da Aifu, a Vigilância Sanitária com a Guarda Municipal também vai reforçar a fiscalização em restaurantes, shoppings, supermercados, lanchonetes, lojas e outros estabelecimentos que estão autorizados a funcionar para que não formem aglomerações.  Desta vez, os estabelecimentos que já foram notificados anteriormente e forem reincidentes serão autuados.

As punições variam desde multa que pode chegar a R$ 8 mil até a cassação de alvará de funcionamento. Denúncias põem ser feitas pela Central 156 da prefeitura pelo telefone, site ou aplicativo.

Ao longo de toda a pandemia, a prefeitura interditou 357 estabelecimentos por descumprimento das regras sanitárias de prevenção à Covid-19. Somente na última semana, a Aifu fez 24 vistorias em 17 bairros, que resultaram na interdição de seis estabelecimentos e 16 notificações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]