• Carregando...
Operação da Polícia Civil investiga fraudes contra o programa Nota Paraná.
Operação da Polícia Civil investiga fraudes contra o programa Nota Paraná.| Foto: Polícia Civi ldo Paraná

Fraudes contra o programa Nota Paraná são alvos de investigação da Polícia Civil nesta quinta-feira (16). Policiais cumprem 45 ordens judiciais contra uma associação criminosa em cidades da Região Metropolitana de Curitiba. São 15 mandados de busca e apreensão, 10 apreensões de veículos e 15 bloqueios de contas bancárias e aplicações financeiras no valor de R$ 440 mil cada.

RECEBA PELO WHATSAPP NOTÍCIAS DO PARANÁ

As fraudes foram detectadas pela própria coordenação do programa fiscal do estado que devolve dinheiro de imposto para consumidores que pedem CPF na nota fiscal. Também participam da ação a Receita Estadual e o Ministério Público.

Uma das irregularidades detectadas pela Divisão de Combate à Corrupção (Deccor) da Polícia Civil é de que os golpistas revertiam o lançamento de notas fiscais para entidades sociais sem o consentimento dos consumidores que solicitaram CPF nas compras. A investigação também aponta que algumas entidades furtavam urnas com notas fiscais doadas a outras instituições.

Créditos do Nota Paraná também eram usados irregularmente, sem comprovação de que o dinheiro repassado pelo governo fosse realmente destinado a entidades sociais. Há indícios de falsificação de assinaturas e recibos de pagamentos apresentados à coordenação do programa.

Também foi detectado o cadastro da mesma nota fiscal mais de uma vez no sistema do Nota Paraná. Dessa maneira, o programa poderia fazer a devolução do imposto diversas vezes pelo mesmo registro fiscal.

O grupo é investigado por estelionato contra a administração pública, associação criminosa, furto, crime contra ordem pública e falsidade ideológica. Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]