• Carregando...
Gaeco
Agente do Gaeco do MP estadual do Paraná| Foto: Divulgação/ MPPR

Catorze policiais rodoviários estaduais e um vereador de Campo Mourão foram alvo de mandados de prisão preventiva nesta quarta-feira (14) dentro da Operação Força e Honra, comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) junto à Polícia Militar do Paraná. Segundo o Ministério Público, os investigados fariam parte de um esquema sistemático de recebimento de propinas e favorecimento ao contrabando no noroeste do estado.

Cadastre-se e receba as principais notícias do PR no celular

Além das prisões, os integrantes do Gaeco também cumpriram mandados de busca e apreensão e medidas cautelares de suspensão do exercício da função. As buscas foram realizadas nas residências dos policiais e de empresários, além de sedes da Polícia Rodoviária Estadual em Maringá, Iporã, Cruzeiro do Oeste e Cianorte. Além destas cidades, a operação também atuou em Umuarama, Goioerê, Campo Mourão, Paranavaí, Maria Helena, Doutor Camargo, Mandaguari, Tamboara, Nova Esperança, Uniflor, Jussara, Mandaguaçu, Marialva e Guaíra.

De acordo com as investigações, os suspeitos facilitariam a passagem de veículos carregados com drogas ou então mercadorias vindas do exterior sem o devido pagamento de impostos – o que configura descaminho. Quem não concordava em pagar propina, aponta o Gaeco, só era liberado após deixar parte das mercadorias com os policiais, que então revendiam os produtos para empresas especializadas em equipamentos eletrônicos. Os boletins de ocorrência, segundo os investigadores, eram preenchidos de forma genérica para assim facilitar a apropriação das mercadorias por parte dos envolvidos no esquema.

As investigações, que começaram em 2020, apuram também um possível favorecimento na indicação de policiais para trabalhar nos postos de fiscalização em troca do repasse de parte das propinas arrecadadas. Para o Gaeco, que investiga os crimes de concussão, corrupção passiva, peculato, prevaricação, falsidade ideológica, lavagem de ativos e eventual receptação, há indícios de que os policiais tenham constituído patrimônio incompatível com a renda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]