• Carregando...
Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr (PSD).
Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr (PSD).| Foto: JONATHAN CAMPOS / AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) está com Covid-19. O chefe do executivo do Paraná testou positivo na manhã desta sexta-feira (7). A confirmação da infecção do governador acontece no momento em que o estado registra uma explosão de novos casos após um período de queda.

De acordo com o Palácio Iguaçu, Ratinho Jr está bem, sem sintomas e ficara em isolamento em sua residência em Curitiba pelos próximos dias. Por conta do diagnóstico, a agenda do governador foi cancelada. Ele participaria da inauguração de uma indústria de proteína animal em Guarapuava.

RECEBA NOTÍCIAS DO PARANÁ PELO WHATSAPP

Inicialmente, Ratinho Jr continuará despachando do isolamento em casa. O governador tomou a vacina de dose única da Janssen em julho de 2021 e já recebeu a dose de reforço em dezembro.

Publicamente, o governador do Paraná teve suspeita de infecção por coronavírus outras três vezes. Em todas, Ratinho Jr cancelou a agenda e se isolou até a suspeita ser descartada em exame.

A primeira foi em março de 2020, logo no início da crise sanitária. Nessa oportunidade, Ratinho Jr participou da comitiva do presidente Jair Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos para apresentar oportunidades de negócios no estado. No total, 23 pessoas que participaram da comitiva chegaram a se contaminar, entre elas pessoas ligadas diretamente ao presidente, como o então secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten.

A segunda suspeita de Covid-19 foi em abril daquele mesmo ano, quando Ratinho Jr teve contato com pessoas contaminadas em uma viagem a Maringá para anunciar abertura de leitos no Hospital Universitário. Entre os contaminados desse encontro estava o deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara. Além do governador, toda a comitiva que foi com ele para Maringá teve de ser isolada.

A última suspeita pública de que o governador do Paraná estava contaminado foi em julho de 2020. Ratinho Jr ficou em isolamento até o resultado negativo do exame após um assessor do governo testar positivo. Além do governador, duas secretárias, três assessores, um segurança e um funcionário do gabinete também foram isolados na época.

Casos subindo

Quinta-feira (6), o Paraná teve o maior número de infectados desde agosto do ano passado. Foram 5.492 casos em um único dia, sendo 4.253 confirmados no prazo de 24 horas. Como comparação, na quarta-feira, o levantamento apontava 2,6 mil casos nas 24 horas anteriores - 62% a mais. Desde o início da pandemia, já foram infectados 1.604.853 paranaenses.

Além das aglomerações das festas de fim de ano, as autoridades sanitárias creditam o aumento repentino de casos à variante ômicron. A nova cepa do coronavírus ainda não foi confirmada laboratorialmente no estado. Porém, a própria Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) admite que a ômicron já está circulando pelo Paraná. Além dos casos de Covid-19, o estado também vem registrando aumento de casos de gripe causadas pelo vírus H3N2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]