• Carregando...
Secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.
Secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.| Foto: LETICIA AKEMI / Gazeta do Povo

Curitiba vive na primeira semana de 2022 um "tsunâmi" de casos de Covid-19, mas ainda sem impacto de internações em hospitais, segundo a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak. Além de infecções por coronavírus, o aumento de casos de gripe causados pelo vírus H3N2 também preocupa a prefeitura.

RECEBA NOTÍCIAS DE CURITIBA PELO WHATSAPP

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai prorrogar por mais uma semana o atendimento exclusivo de casos suspeitos e leves de Covid-19 e gripe em 12 unidades de saúde [ver lista abaixo]. Essas mesmas unidades também vão atender no próximo sábado (8), das 8h às 17h.

"Infelizmente, estamos vivendo um tsunâmi de casos de Covid. A gente até tinha expectativa de um aumento de casos no pós-feriado de ano novo, mas não imaginávamos que seria nesse quantitativo de pessoas", justificou a secretária Márcia Huçulak em entrevista ao jornal Meio Dia Paraná, da RPC, nesta quinta-feira (6).

Também por causa do aumento de casos, a equipe municipal de epidemiologia vai reduzir o prazo de validade dos decretos sanitários para avaliar a manutenção ou troca da bandeira. Ao invés de 15 a 21 dias, a análise será semanal.

Só de Covid-19, a média móvel de novos casos diários nos últimos 14 dias teve aumento de 569,2%, batendo em 523 novos contágios só quarta-feira (5). A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que o número bata perto de mil novos casos só nesta quinta-feira (6).

A secretária de Saúde credita esse aumento à chegada a variante ômicron do coronavírus, que é mais transmissível, junto com as aglomerações das festas de Natal e ano novo. "Temos certeza do ponto de vista clínico e epidemiológico que já temos a ômicron no nosso meio. Só não identificamos ainda em exames laboratoriais. Ela é altamente transmissível, por isso a gente pede para as pessoas que circulem o mínimo possível", reforça Márcia Huçulak.

Pode mudar a bandeira?

Por outro lado, o boletim epidemiológico registrou quarta-feira o oitavo dia seguido sem morte por coronavírus. "Ano passado, quando houve aumento de casos não havia a vacina. Hoje, mais de 75% da população de Curitiba já está com duas doses. Por isso estamos tendo muitos casos leves", explica a secretária.

Tanto que, neste momento, a prefeitura não acredita que Curitiba deva retornar à bandeira laranja, com mais restrições sanitárias, nos próximos dias. "Não acredito que teremos de ter medidas mais restritivas nos próximos dias. Para voltar à bandeira laranja teria que ter um aumento expressivos de casos graves e óbitos, com impacto no sistema de saúde. E a gente não tem observado isso", aponta a secretária de Saúde.

Quarta-feira, os atuais 65 vagas de UTIs SUS exclusivas para Covid-19 estavam com 46% de ocupação, com 38 leitos livres. Já a ocupação dos leitos de enfermaria teve um leve aumento, atingindo 65% de ocupação das 99 leitos, com 35 leitos livres.

Nesta quinta-feira, a prefeitura solicitou que o Hospital Santa Casa de Misericórdia reabra entre 20 e 30 leitos SUS de enfermaria exclusivamente para pacientes com Covid-19.

Postos de saúde que atenderão casos leves e moderados de Covid-19 e gripe:

Sábado (8) o atendimento será das 8h às 17h. De segunda (10) a sexta-feira (14), o atendimento será das 7h às 20h.

  • Distrito Sanitário Bairro Novo - Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791, Sítio Cercado) 
  • Distrito Sanitário Boa Vista – Unidade de Saúde Santa Cândida (Avenida Paraná, 5050, Santa Cândida) 
  • Distrito Sanitário Boqueirão - Unidade de Saúde Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650, Hauer) 
  • Distrito Sanitário Cajuru - Unidade de Saúde Trindade II (Rua Sebastião Marcos Luiz, 119, Cajuru) 
  • Distrito Sanitário CIC - Unidade de Saúde Caiuá (Rua Arnaud Ferreira Vellozo, 200, Cidade Industrial de Curitiba) 
  • Distrito Sanitário Matriz - Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, 807, Praça Ouvidor Pardinho) 
  • Distrito Sanitário Pinheirinho – Unidade de Saúde Aurora (Rua Theofhilo Mansur, 500, Novo Mundo)  e Unidade de Saúde Sagrado Coração (Rua Antonio Claudino, 375,Pinheirinho) 
  • Distrito Sanitário Portão - Unidade de Saúde Guaíra (Rua São Paulo, 1495, Vila Guaíra) 
  • Distrito Sanitário Santa Felicidade - Unidade de Saúde São Braz (Rua Antonio Escorsin, 1960, São Braz)  e Unidade de Saúde Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho) 
  • Distrito Sanitário Tatuquara – Unidade de Saúde Monteiro Lobato (Rua Olivio José Rosetti, 538, Tatuquara)
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]