Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça

Governo é condenado a pagar indenização por omissão em caso de bullying em escola

Sentença de primeira instância foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Paraná.
Sentença de primeira instância foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Paraná. (Foto: Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo)

O Governo do Paraná foi condenado a pagar R$ 7 mil a uma aluna que sofreu bullying em uma escola da rede pública de ensino. A decisão é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que confirmou uma sentença de primeira instância, mas reduziu o valor inicial, que era de R$ 20 mil.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

O caso aconteceu no ano de 2014, em uma escola de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, quando a aluna estava com 15 anos. Segundo processo movido contra o Estado, ela foi vítima de agressões verbais e xingamentos presenciais, além de alvo de postagens difamatórias no Facebook.

Devido a situação, a garota teria desenvolvido distúrbios psicológicos e fobia social. O quadro levou ao afastamento dela da escola em que estudava. A Justiça considerou que o Estado não cumpriu o dever de prevenir situações de constrangimento vivenciadas pela adolescente. Além disso, depois de ser informada sobre os fatos, a escola não teria realizado ações de conscientização e orientação, nem fornecido assistência psicológica à vítima.

O governo ainda pode recorrer da decisão. Em nota, a Secretaria de Educação do Paraná (Seed) afirma que as escolas da rede estadual são orientadas a desenvolver trabalhos de prevenção ao bullying no ambiente escolar. A Seed reforça que conta com apoio da Patrulha Escolar Comunitária, que também realiza ações educativas.

A Secretaria complementa informando que, neste ano, tornou-se signatária do Pacto pela Infância Segura, que tem como objetivo desenvolver “ações conjuntas, integradas e articuladas destinadas à prevenção e ao combate aos crimes praticados contra crianças e adolescentes”. Uma das finalidades do Pacto é capacitar profissionais de ensino e acompanhamento de estudantes para atendimento e prevenção do bullying.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.