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Plano Nacional de Desestatização

União publica lista de rodovias federais que vão integrar novo pedágio no Paraná

    • Gazeta do Povo
    • 11/09/2020 12:13
    Praça do pedágio na BR-277, descida das praias do Paraná, em São José dos Pinhais
    Praça do pedágio na BR-277, descida das praias do Paraná, em São José dos Pinhais| Foto: Divulgação / PRF

    O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (11/09) o Decreto Número 10.484, da Presidência da República, que lista trechos de rodovias federais que vão integrar o novo anel de integração do pedágio no Paraná, que passará de 2.500 km para 3.800 km a partir de 22 de novembro de 2021.

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    Trata-se de formalidade dentro do trâmite burocrático para o novo leilão das rodovias pedagiadas. O próximo passo deve acontecer ainda neste mês de setembro, quando a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Governo do Paraná receberão o modelo de edital da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Depois, feitos os ajustes, a ANTT realizará audiências públicas por videoconferência para explicar os critérios da nova concessão e a forma do leilão; em seguida, a modelagem do pedágio será submetida ao Tribunal de Contas da União (TCU), última etapa antes da publicação dos editais, prevista para março do ano que vem.

    A bancada federal do Paraná tem insistido junto à União para que a escolha das novas concessionárias de pedágio no Paraná seja feita exclusivamente pela menor tarifa cobrada do usuário, mas o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, defende um modelo de licitação híbrido. Segundo esse modelo, o vencedor do leilão sai de uma combinação de um desconto máximo permitido na tarifa com a maior taxa de outorga; ou seja, ganha quem der um desconto limitado e depositar o maior valor em dinheiro para o governo federal. Veja, abaixo, a lista dos trechos de rodovias elencados no decreto do governo federal desta sexta-feira para concessão à iniciativa privada, em novembro de 2021.

    Art. 3º Ficam incluídos no Plano Nacional de Desestatização - PND os seguintes trechos de rodovias federais:

    • I - BR-153/PR - trecho entroncamento BR-272(A) (para Japira, Estado do Paraná) - entroncamento BR-376;
    • II - BR-153/PR - trecho entroncamento acesso Imbituva, Estado do Paraná - entroncamento BR-277;
    • III - BR-158/PR - trecho entroncamento PR-317/465(B) (Peabirú, Estado do Paraná) - entroncamento BR-272(B)/369(A);
    • IV - BR-163/PR - trecho entroncamento BR-280(A)/373(A) (divisa do Estado de Santa Catarina com o Estado do Paraná) - entroncamento BR-272(A) (acesso para Guaíra, Estado do Paraná);
    • V - BR-163/PR - trecho entroncamento Avenida Almirante Tamandaré (fim do perímetro urbano de Guaíra, Estado do Paraná) - divisa entre o Estado do Paraná e o Estado de Mato Grosso do Sul (fim da Ponte sobre o Rio Paraná);
    • VI - BR-277/PR - trecho Ponte sobre o Rio Emboguaçu - entroncamento BR-116(A) (contorno leste Curitiba, Estado do Paraná);
    • VII - BR-277/PR - trecho entroncamento BR-476(B) - início da Ponte da Amizade/fronteira Brasil/Paraguai;
    • VIII - BR-277/PR - trecho entroncamento BR-277 (km 722,6) (acesso segunda Ponte Rio Paraná) - fronteira Brasil/Paraguai (segunda Ponte Internacional);
    • IX - BR-369/PR - trecho entroncamento BR-153(B) - entroncamento PR-862(A) (contorno norte de Ibiporã, Estado do Paraná);
    • X - BR-369/PR - trecho entroncamento PR-862(B) contorno norte de Ibiporã, Estado do Paraná (trecho urbano) - acesso oeste Cambé, Estado do Paraná/início contorno Rolândia, Estado do Paraná;
    • XI - BR-369/PR - trecho fim contorno Rolândia, Estado do Paraná - entroncamento PR-170 (início contorno norte Apucarana, Estado do Paraná);
    • XII - BR-369/PR - trecho entroncamento PR-170 (fim contorno norte Apucarana, Estado do Paraná) - entroncamento BR-376(B) (Jandaia do Sul, Estado do Paraná);
    • XIII - BR-369/PR - trecho entroncamento BR-158(A)/272(B) (anel viário Campo Mourão, Estado do Paraná) - entroncamento BR-277/467 (Cascavel, Estado do Paraná - trevo das Cataratas, Estado do Paraná);
    • XIV - BR-373/PR - trecho entroncamento BR-487(A)/PR-151 (Ponta Grossa, Estado do Paraná) - entroncamento BR-277(A) (Relógio, Estado do Paraná);
    • XV - BR-376/PR - trecho entroncamento PR-577 (para Porto São José, Estado do Paraná) - entroncamento PR-317(A) (para Floresta, Estado do Paraná);
    • XVI - BR-376/PR - trecho entroncamento PR-323 (contorno sul Maringá, Estado do Paraná) - entroncamento PR-897(A) (contorno sul Marialva, Estado do Paraná);
    • XVII - BR-376/PR - trecho fim contorno sul Marialva, Estado do Paraná - entroncamento BR-369(A)/466(A) (Jandaia do Sul, Estado do Paraná);
    • XVIII - BR-376/PR - trecho entroncamento PR-170 (fim contorno norte Apucarana, Estado do Paraná) - entroncamento BR-277(A)/PR-428 (São Luiz do Purunã, Estado do Paraná);
    • XIX - BR-376/PR - trecho entroncamento BR-476(A) (para Araucária) - entroncamento BR-116(A)/476(B) (Curitiba Sul/Pinheirinho, Curitiba, Estado do Paraná);
    • XX - BR-467/PR - trecho entroncamento BR-163(B) - entroncamento BR-277/369 (Cascavel, Estado do Paraná- trevo das Cataratas¸ Estado do Paraná);
    • XXI - BR-476/PR - trecho entroncamento BR-376(B)/277 (para Araucária, Estado do Paraná) - entroncamento PR-427 (para Porto Amazonas, Estado do Paraná) (Lapa, Estado do Paraná)
    15 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
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    Comentários [ 15 ]

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    • L

      LC

      ± 0 minutos

      Uma quantidade interminável de obras em entroncamentos; é tão difícil lembrar da duplicação da estrada da morte BR 277? Foi duplicado um pequeno trecho Foz a Matelândia e esqueceram da maior e mais extensa parte, ate Ponta Grossa ou Irati. Pior que há um polo de saturação do trânsito em Cascavel onde juntam-se veículos vindos de SP, SC,RS e Curitiba, todos em procissão direção a Foz por pista única pelo menos até Matelândia. Muitas mortes poderiam terem sido evitadas com a duplicação completa no mínimo de Foz a Cascavel.

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      • N

        Neto

        ± 2 dias

        Que fique claro que o número e localização das praças é fixado no edital de leilão pelo governo, não é a concessionária que decide. E que qualquer alteração deve ser proposta na Consulta Pública, não depois do leilão, entenderam, políticos e lideranças locais?

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        1 Respostas
        • A

          Armando

          ± 2 dias

          Com tantos pedágio e o parana sendo um estado pobre...não sei o que será do estado anão.

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      • M

        Marco Aurelio Borges

        ± 2 dias

        Show, aplausos, que venham logo.

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        • N

          nilson viana

          ± 3 dias

          E a BR 277 trecho Curitiba-Litoral

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          • T

            Thinker

            ± 3 dias

            Ratinho foi a Brasília e acertou essa extensão dos pedágios no Paraná de 2.500 km para 3.800km. Na campanha eleitoral não falou que iria fazer isso. O eleitor tem memória fraca. Eles contam com isso para se reelegerem.!

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            • S

              Stefan

              ± 3 dias

              E Guarapuava continua esquecida. A serra da esperança teria que chamar serra da MORTE

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              • J

                Joao Kalinovski

                ± 3 dias

                Cadê o mapa desses novos trechos a serem concedidos????

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                • J

                  J. MOACIR

                  ± 3 dias

                  Porque o trecho da BR 476 / BR153 entre Lapa e a fronteira com SC ( General Carneiro . Água Doce ) ficou fora ? Alto tráfego e alto índice de acidentes. Anteriormente previsto de privatização na chamada Rota do Frango.

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                  • J

                    JCARVALHO

                    ± 3 dias

                    Chega de roubo ao povo, os paranaenses foram roubados com essa máfia do pedágio, então, tem que ser pela menor tarifa.

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                    • B

                      BANESTADO

                      ± 3 dias

                      Essa História de O MINISTRO QUERER, Parece não ser bem assim, QUEM QUER NA VERDADE É O GOVERNADOR> Pois o Estado ABOCANHARIA UM GRANDE VALOR< E NÓS USUÁRIOS, PAGARIAMOS MAIS, E PIOR PARA O ESTADO> SEM DÚVIDA PARA NÓS USUÁRIOS O MELHOR É DA MENOR TARIFA< POIS O OUTRO SISTEMA _ HÍBRIDO - QUEM GANHA É O ESTADO E A UNIÃO> Dá pra fazer SIM PELO MENOR PREÇO , POIS SANTA CATARINA O FEZ? Porque nós NÃO, HEM GOVERNADOR? EXPLIQUE-SE;/

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                        VANDERLEI ANTONIO GALAFASSI

                        ± 3 dias

                        duplicacao que e necessrio, nao existe, so cobrança de pedagio, saber cobrar e facil, o povo paranaense paga e nao protesta... ESTAMOS CO UM PE ATRAS COM TUDO ISTO... CHEGA DE PAPEL, E NAIS OBRAS E CUSTO ACESSIVEL...

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                        • J

                          JJP

                          ± 3 dias

                          exato, faltou o mapinha gazetinha, cada dia pior. E não se iludam, nossos 1nobres' deputados vão querer morder algum, acham o que? vem essa dinherama e eles não vão ficar com nada? esqueceram que está na assembléia? injustos, roubaneli, tranquerano, e por aí vai..... onde tem grana os políticos querem morder algum p/ eles!

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                          • A

                            Armando

                            ± 3 dias

                            Nenhuma rodovia estadual...interessa as concessionárias

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                        • L

                          LEONARDO BARBASKI

                          ± 3 dias

                          Vocês podiam ter feito um mapinha né!? Melhor do q copiar e colar a lista dos trechos.

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